RANGE ROVER CELEBRA 50 ANOS DE EXCLUSIVIDADE E

INOVAÇÃO OFF ROAD COM NOVA EDIÇÃO LIMITADA

· O Original: o Range Rover foi o 4×4 original e, meio século após a sua apresentação mundial, continua sendo referência de inovação em design, requinte e engenharia.

· Uma família de SUVs: em 50 anos, o modelo se transformou na família de SUVs mais cobiçada do mundo, composta pelos modelos Range Rover Evoque, Range Rover Velar, Range Rover Sport e Range Rover.

· Edição especial: o Range Rover celebra meio século de excelência em design e engenharia com a edição especial do Range Rover Fifty, com apenas 1.970, em referência ao ano em a primeira unidade foi produzida.

O Range Rover celebrou na última quarta-feira os 50 anos de inovação pioneira, requinte e capacidade inigualáveis do modelo com a nova edição especial, o novo Range Rover Fifty.

O autêntico SUV premium definiu o segmento desde o seu lançamento, em 17 de junho de 1970, e hoje, cinco décadas depois, o Range Rover evoluiu e transformou-se numa família de veículos de alta performance exclusivos e cobiçados. A sua combinação de design inovador, requinte e engenharia assegura sua posição como SUV premium de referência.

Durante os seus 50 anos de história, o Range Rover se destacou por numerosas estreias mundiais e façanhas impressionantes. Quando foi introduzido no mercado, foi o primeiro SUV a incorporar um sistema de tração integral permanente e, em 1989, tornou-se o primeiro off road do mundo a incorporar freios com sistema ABS (sigla em inglês de Antilock Braking System).

Posteriormente, em 1992, passou a ser o primeiro 4×4 do mundo a incluir controle de tração e suspensão pneumática eletrônica e automática, para assegurar a famosa experiência de condução requintada Range Rover, tanto em estrada como em situações off road. Em 2012, a última geração do Range Rover tornou-se o primeiro SUV do mundo produzido com chassi em alumínio, material mais leve, sólido e eficiente.

Atravessou a impenetrável região de Darien Gap, no Panamá, foi o primeiro veículo a ser exposto no Museu do Louvre, em Paris, e venceu o rali Paris-Dakar em duas ocasiões. Nenhum outro veículo recebeu tantas conquistas como o Range Rover em todos os níveis de exclusividade, conforto e requinte, capacidade off road e desempenho em estrada.

Para celebrar os 50 anos desse ícone, serão comercializadas apenas 1.970 unidades da edição limitada Range Rover Fifty.. Essa quantidade é uma referência ao ano do lançamento do primeiro Range Rover.

O professor McGovern, oficial da Ordem Britânica e Diretor Criativo da Land Rover, afirma: "No mundo dos veículos de luxo, o Range Rover sempre se distinguiu por ser inigualável e resistente. A sua sensibilidade única e pioneira, e uma abordagem de engenharia sem igual foram os valores intrínsecos que os nossos clientes admiraram desde de seu nascimento, em 1970".

Atualmente, na quarta geração, o Range Rover conta com mais de um milhão de unidades vendidas em todo o mundo e representa o expoente máximo de exclusividade. O seu design inconfundível e sofisticado, além da capacidade off road líder no segmento asseguram que o Range Rover se mantenha tão relevante hoje em dia como foi em 1970.

Família Range Rover

Em 2005, após três décadas no segmento mais exclusivo dos SUV premium, nasceu a família Range Rover, com o lançamento do Range Rover Sport, um veículo que conjuga o luxo e a capacidade do Range Rover com o caráter esportivo e uma experiência de condução envolvente. Em 2010, foi apresentado o compacto Range Rover Evoque, direcionado para um público mais jovem e urbano. Em 2017, a família voltou a crescer com a introdução do Range Rover Velar, que se posiciona entre o Range Rover Sport e o Range Rover Evoque. O Velar, que deve o seu nome aos primeiros protótipos Range Rover, ampliou a gama Range Rover com um design minimalista exclusivo e um interior com alta tecnologia embarcada.

História do Range Rover

Celebramos nesta semana 50 anos desde a apresentação do primeiro Range Rover, mas a sua história começou uns anos antes. Em meados dos anos 60, o engenheiro chefe para novos projetos da fabricante Rover e sobrinho do fundador da Land Rover, Charles Spencer King (conhecido pelo diminutivo "Spen"), quis revolucionar o crescente mercado de veículos off road de lazer e idealizou um plano para combinar a agilidade em estrada de um Rover com a capacidade do Land Rover.

O desenvolvimento do primeiro protótipo, com uma carroçaria Wagon com 100 polegadas de distância entre eixos, começou no final dos anos 1960. O primeiro modelo foi apresentado à imprensa internacional em 1970 e conquistou o reconhecimento dos especialistas. A sua popularidade aumentou ao combinar requinte e conforto com agilidade em estrada, desempenho e capacidade de reboque. O Range Rover Classic foi apresentado como "um trabalho exemplar de design industrial", quando se tornou no primeiro veículo em exposição no famoso Museu do Louvre, de Paris, em 1971.

A primeira geração do Range Rover (1970-1996) estava disponível apenas como veículo de duas portas quando foi comercializado em 1970. Durante os 26 anos nos quais esteve em produção, o Range Rover Classic se manteve em evolução com a introdução de um modelo de quatro portas, em 1981, e uma transmissão automática, em 1982. O primeiro Range Rover a diesel chegou em 1986.

Em 1994, apareceu a segunda geração do Range Rover (P38A), cujo design era instantaneamente reconhecível por seu perfil mítico, teto flutuante, capô em forma de concha, tampa do porta-malas de abertura bipartida e linha de cintura contínua – detalhes inconfundíveis que ainda perduram. O interior do veículo era ainda mais exclusivo, mas sem renunciar à agilidade em estrada e à capacidade off road. E ainda foi incorporada a ele uma suspensão ajustável aprimorada e motores a diesel de 2,5 litros, V8, a gasolina de 3,9 e 4,6 litros, que aumentaram o desempenho para limites sem precedentes.

A terceira geração do Range Rover (2001-2012) incorporou numerosas melhorias em relação aos seus antecessores, durante os seus 11 anos em produção. Nas inovações em engenharia destacam-se uma carroçaria monobloco mais rígida (que substituiu o tradicional chassi separado dos 4×4) e uma suspensão totalmente independente com amortecedores pneumáticos interligados (na época, quase todos os veículos off road tinham eixos rígidos). O interior mais amplo e opulento desses veículos foi inspirado em iates de luxo, móveis requintados e bancos de primeira classe de avião.

Em 2012, tivemos a chegada da quarta geração do Range Rover, a mais recente até agora. Transformou-se no primeiro SUV com construção leve totalmente em alumínio, com um peso 420 kg menor que o do seu antecessor. Incorpora uma gama abrangente de inovações off road, como os sistemas automáticos Terrain Response™ 2 e All-Terrain Progress Control, e foi evoluindo para poder ser equipado com os novos e eficientes motores eletrificados, disponibilizando um modelo elétrico híbrido plug-in (PHEV) e incluindo tecnologias vanguardistas de segurança, informação e entretenimento.

Nos últimos cinco anos, o Range Rover SVAutobiography tem sido o expoente máximo da gama, sendo o veículo mais potente e requintado da história do Range Rover. A divisão Special Vehicle Operations da Land Rover disponibiliza também aos clientes a opção de adquirir os modelos Range Rover SVAutobiography e SVAutobiography Dynamic, com potentes motores V8 e uma cabine que se destaca pelo acabamento artesanal.

Abaixo é possível acompanhar toda a linha do tempo do Range Rover, ao longo dos seus 50 anos de história:

1967 Em 6 de setembro de 1967, começa o desenvolvimento do "Station Wagon de 100 polegadas”, o primeiro protótipo do Range Rover.

1969 Os protótipos denominam-se "Velar" para tentar esconder a identidade do Range Rover. O nome é composto pelas letras das marcas Alvis e Rover, embora derive do latim "velare", que significa "envolver" ou "revestir".

1970 O Range Rover de duas portas é apresentado em 17 de junho. Incorpora um motor V8 leve em alumínio, tração integral permanente e freios a disco nas quatro rodas.

1971 O Range Rover é o primeiro veículo exposto no Museu do Louvre, de Paris, em virtude do seu "trabalho exemplar de design industrial". O modelo de produção em série é exposto na entrada, enquanto um de escala menor é apresentado no interior do museu.

1971 O Range Rover recebe o prêmio RAC Dewar pelo melhor desempenho técnico

1972 O Range Rover é o primeiro veículo a atravessar o continente americano, incluindo a Darien Gap, numa expedição transamericana de 29.000 km organizada pelo Exército britânico – 99 dias para percorrer os 400 quilômetros de selva densa.

1974 O Range Rover completa uma expedição que atravessa o deserto do Saara de oeste a leste, mais de 12.000 km, em 100 dias.

1977 Um Range Rover modificado consegue a vitória na categoria 4×4 no rali Londres-Sidney, uma prova extenuante de 30.000 km, o rali mais longo da história onde os veículos pontuam por sua velocidade.

1979 Um Range Rover especialmente modificado para a ocasião vence o primeiro rali Paris-Dakar.

1981 Outro Range Rover volta a vencer o mesmo rali.

1981 Lançamento do primeiro modelo de quatro portas de produção em série, baseado numa conversão realizada pela empresa suíça Monteverdi.

1981 É produzido o primeiro Range Rover de edição limitada em fábrica, o modelo "In Vogue", como presságio da evolução do Range Rover para veículo de luxo.

1982 A produção do Range Rover atinge 100.000 unidades.

1982 É introduzida a opção de transmissão automática no Range Rover.

1982 É produzido um Range Rover personalizado para a visita do Papa João Paulo II ao Reino Unido.

1983 É lançada a caixa manual de 5 velocidades da Range Rover.

1984 No seguimento do sucesso da edição limitada "In Vogue", é introduzido o Range Rover Vogue como a versão superior da gama.

1985 O modelo diesel Range Rover "Beaver Bullet" bate 27 recordes de velocidade, incluindo um recorde a diesel por manter uma média superior a 160 km/h durante 24 horas.

1986 Lançamento do primeiro Range Rover diesel de produção em série: um modelo com motor VM 2.4 turbo e spoiler dianteiro em todas as versões, exceto na turbodiesel.

1987 Início da comercialização do Range Rover na América do Norte.

1988 Introdução na transmissão do Range Rover de uma caixa de transferência Borg-Warner com acionamento por corrente e diferencial central de acoplamento viscoso para melhorar consideravelmente o requinte do veículo e reforçar as suas credenciais de luxo.

1989 O Range Rover é o primeiro veículo todo-o-terreno do mundo a incorporar freios antibloqueio ABS, concebidos para proporcionar desempenho ideal em estrada e em situações off road.

1989 Uma caravana de veículos Range Rover concebidos para expedições atravessa a zona mais dura da Continental Divide no Colorado (Estados Unidos), que a Land Rover renomeia "Great Divide".

1990 São comercializadas as 200 unidades da edição limitada CSK (Charles Spencer King, Chief Designer do Range Rover) para comemorar o fim da produção do Range Rover de duas portas.

1992 O Range Rover Classic é o primeiro veículo off road do mundo a incorporar controle de tração eletrônico e suspensão pneumática eletrônica e automática, duas estreias mundiais.

1992 É apresentado o LSE LWB (denominado County LWB nos EUA) em Marrocos com uma exibição do novo modelo que inclui uma demonstração da tecnologia de suspensão pneumática eletrônica e automática.

1993 É anunciada a denominação Autobiography, limitada a 25 unidades, no Salão Automóvel de Londres (apresentada aos clientes em 1994).

1994 Lançamento da segunda geração do Range Rover (P38A) com um chassi longo, uma carroçaria semimonobloco redesenhada e suspensão pneumática eletrônica melhorada.

1996 O Range Rover Classic despede-se em grande estilo, com um total de 317.615 unidades produzidas (partilha dois anos de produção com o P38A).

1999 A Land Rover cria o modelo mais luxuoso do Range Rover até a data, a edição limitada Range Rover Linley; o designer de mobiliário Lord Linley serviu de inspiração para esse modelo, do qual foram produzidas apenas 10 unidades com o preço de 100 mil libras.

2001 Lançamento da terceira geração do Range Rover (L322) com suspensão pneumática independente nas quatro rodas, que é demonstrado com exibições nas bases da RAF em Kinloss, Skibo e Novar Estate.

2002 É produzido o Range Rover número 500.000 nas instalações de Solihull.

2005 São adicionados motores V8 a gasolina de 4,4 litros e V8 Supercharged de 4,2 litros.

2005 Lançamento da segunda gama, o Range Rover Sport.

2006 O Range Rover incorpora o sistema Terrain Response® e motor diesel TDV8.

2009 O Range Rover pode ser equipado com os novos motores LR-V8 a gasolina de 5,0 litros e 5.0 litros Supercharged, além de incorporar como estreia mundial o Sistema Dinâmico Adaptativo, que otimiza permanentemente o controlo da carroçaria e a condução.

2010 O Range Rover celebra o seu 40º aniversário.

2010 Introdução da terceira gama, o Range Rover Evoque, e criação de um novo segmento, o SUV compacto premium.

2011 Apresentação da edição Ultimate do Range Rover Autobiography.

2011 Introdução no Range Rover de um novo motor LR-TDV8 de 4,4 litros e 313 CV, que proporciona uma diminuição de 14 % nas emissões de CO2 e uma redução de 18,5 % no consumo de combustível.

2012 Em 6 de setembro, é apresentada na Royal Ballet School, em Londres, a quarta geração do Range Rover (L405), o primeiro SUV do mundo produzido integralmente em alumínio.

2013 A Range Rover introduz um motor LR-V6 3.0 Supercharged a gasolina de 340 CV.

2013 Lançamento da segunda geração do Range Rover Sport (L494).

2013 Protótipos do Range Rover híbrido chegam à épica Rota da Seda da Índia, após percorrerem 16.000 km de Solihull a Bombaim como parte da última fase de testes antes de concluir a fase de desenvolvimento.

2013 É apresentado o primeiro Range Rover com chassis longo em 20 anos, em complemento a uma especificação exclusiva, o Range Rover Autobiography Black.

2014 Uma frota composta por veículos Range Rover e um Range Rover Classic percorre mais de 1.600 quilômetros num trecho da rota original Great Divide para celebrar 25 anos da expedição.

2014 Primeira apresentação mundial do Range Rover Hybrid LWB, na China.

2014 O Range Rover e o Range Rover Sport incorporam uma inovação em estreia mundial, All-Terrain Progress Control (ATPC), e também o Head Up Display (HUD).

2015 A denominação Autobiography, a joia da coroa da gama Range Rover, celebra o seu 21º aniversário.

2015 O Range Rover de produção em série mais potente de sempre é apresentado no Salão do Automóvel de Nova Iorque: o Range Rover SVAutobiography incorpora um motor V8 Supercharged de 550 CV e celebra os 21 anos do nome Autobiography.

2015 A Land Rover atinge os 6 milhões de veículos produzidos, com o Range Rover Vogue SE LWB, que comemora os 45 anos do Range Rover.

2015 É utilizado pela primeira vez um Range Rover híbrido como veículo oficial de Sua Majestade a Rainha, que substitui o Range Rover oficial anterior de 2002.

2015 Um Range Rover atravessa uma ponte de papel de 5 metros, criada especialmente para a ocasião, sem cola nem parafusos, em Suzhou (China).

2016 Um Range Rover Autobiography reboca o SpaceShipTwo da Virgin Galactic na sua cerimônia de apresentação e batismo na base aérea Mojave Air and Space Port, na Califórnia.

2016 São apresentados a Assistência Avançada ao Reboque e o Limitador de Velocidade Inteligente.

2017 Apresentação do novo Range Rover SVAutobiography Dynamic, uma versão especialmente centrada no condutor, que reduz a altura ao solo em 8 mm e incorpora um potente motor 5.0 V8 Supercharged de 550 CV.

2017 A Land Rover Classic anuncia o Range Rover Reborn, um novo programa que proporciona a oportunidade única de comprar um Range Rover de duas portas original, objeto de desejo de qualquer colecionador, diretamente do fabricante.

2017 É anunciado o Range Rover Sentinel, um modelo baseado no Autobiography, mas concebido para resistir a balas incendiárias de 7,62 mm que perfuram blindagem a grande velocidade.

2019 É apresentada a última edição o Range Rover Sentinel.

2017 Lançamento da quarta gama, o Range Rover Velar.

2017 O Range Rover P400e PHEV híbrido plug-in é apresentado no Museu do Design de Londres.

2017 O Range Rover SVAutobiography LWB de chassis longo é apresentado no Salão do Automóvel de Los Angeles; encontra-se disponível como veículo elétrico híbrido plug-in (PHEV) e com motor V8 Supercharged a gasolina, de 565 CV.

2018 Um novo motor diesel SDV6 3.0 Biturbo e 275 CV substitui o TDV6 3.0.

2018 Lançamento da segunda geração do Range Rover Evoque.

2020 O Range Rover pode ser equipado com motor Ingenium a gasolina 3.0 de seis cilindros em linha, motores MHEV, da mesma forma que a edição especial Range Rover Fifty.