Por Vivian Wolff, Coach de Vida e Carreira pelo Integrated Coaching Institute (ICI); formada em Mindfulness pela Georgetown University Institute for Transformational Leadership, Washington DC; com MBA em Marketing Estratégico pela University de Catalunya, Barcelona | ||
Você já percebeu como muitas vezes é difícil se apresentar? Porque não é simplesmente dizer o cargo que está no cartão de visitas. Quando nos apresentamos, a pessoa que nos ouve espera saber um pouco mais, como as atividades que envolvem sua função, temas importantes e até curiosidades. Quando estamos em ambientes com futuros clientes, novos chefes ou fazendo networking, chega a dar um frio na barriga quando escutamos: “E você, o que faz”?
Parece que essa frase desencadeia um processo dentro da gente em que acontecem duas coisas: primeiro, queremos nos “vender bem” e contar para a pessoa tudo o que sabemos, como, onde e porque, sem omitir nenhum detalhe. Segundo e, ao mesmo tempo, surge um reloginho na nossa frente e inicia-se uma contagem regressiva de segundos, que é o tempo que temos para interessar ou aborrecer o interlocutor que fez a fatídica pergunta. No fim, nem sempre sai muito claro. Falamos e demoramos muito mais do que deveríamos porque fica difícil passar tanta informação em tão pouco tempo. Se confundimos as pessoas, perdemos o interesse delas. Devemos simplificar nossa mensagem. É a alternativa mais eficaz quando queremos nos apresentar e causar impacto. Os americanos têm até um famoso termo chamado “elevator pitch”, que diz que você deve estar preparado para se apresentar e despertar o interesse de um cliente ou investidor em um tempo tão reduzido quanto uma subida (ou descida) de elevador. E o que você pode fazer para simplificar a sua mensagem? 1- Defina como quer se posicionar 2- Ache um ponto em comum para atrair a atenção e iniciar sua apresentação 3- Use palavras que todo mundo entende 4- Pratique 5- Revise a mensagem de tempos em tempos |
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