Planejador financeiro dá dicas de como administrar melhor sua renda para realização dos sonhos sem culpa

Todo começo de ano é sempre a mesma estória: A maioria das pessoas se dedica a fazer basicamente três coisas: Uma planilha, dieta e promessas que ‘jura’ cumprir no ano vindouro. Mas, chega o carnaval, e ninguém está com as contas em dia, com o peso na balança que gostaria e com a consciência leve das promessas cumpridas. Isso porque passam os dias e as preocupações corriqueiras acabam tomando a atenção e desviando o rumo dos planos. As dívidas assumidas no ano anterior e as contas que devem ser pagas logo no começo do ano são as principais ‘causas’ dessa desorganização.

A falta de dinheiro ou a má administração dos recursos gera um stress familiar muito grande. Alguém sempre acaba abrindo mão de seus sonhos em detrimento dos compromissos financeiros assumidos. IPVA, férias, compras de Natal, viagens e compra de material escolar. Tudo isso para ser feito em um período de pouco mais de dois meses. Nem sempre o décimo terceiro dá conta de tantos compromissos. Já se sabe que o IPVA é cobrado todo ano no mês de Janeiro. Que o IPTU também chega, anualmente, entre os meses de Fevereiro e Março. Para as famílias com crianças, também é hora da compra de material escolar, que por sinal, a cada ano acumulam ainda mais itens. Sabemos que existe o Natal em Dezembro e que com ele as compras de presentes, férias e viagens. Então por que não se programar ao longo do ano ao invés de tratar as conseqüências?

De acordo com André Novaes, – fundador da Life – Finanças Pessoais – especialista em planejamento financeiro familiar, pequenas ações no dia a dia poderiam amenizar o sufoco desta época. “O principal problema nos casos que já auxiliei, é a falta de continuidade no processo. Os clientes começam sempre muito motivados, mas exige disciplina e aí, a motivação some ao longo das semanas. Não há formula mágica. São ações simples e conscientes ao longo do ano que irão fazer a diferença neste período conturbado”. O especialista lembra que ao invés de desembolsar uma quantia alta no inicio do ano, é possível guardar pequenas quantidades ao longo dos meses. “O IPVA de um carro de 30.000 reais, por exemplo, é de 1.200 reais. O que é mais “fácil? Pagar 1.200 em Janeiro ou se preparar, planejar e provisionar 100 reais mensais para poder pagar o IPVA com mais tranqüilidade?”

Muitas pessoas não acreditam, mas planejador financeiro pode participar da rotina de uma família de classe média e não somente da vida de grandes investidores ou pessoas de alto poder aquisitivo. De acordo com André Novaes, o planejador irá auxiliar na escolhas dos caminhos para se chegar a realização dos sonhos. “Todos nós temos sonhos, basta planejarmos de forma correta que tudo é possível. Nossa missão é ajudar, principalmente ‘gente como a gente’. A maior dificuldade é por onde começar e como fazer. Nós temos este knowhow, sabemos como estimular a fazer as coisas que precisam ser feitas, para que um dia se possam fazer as coisas que se deseja fazer”, comenta.

Uma das principais providências que devem ser tomadas para quem não quer passar apertado na transição de um ano para o outro, é a formalização de um plano de metas. O planejador da Life, André Novaes, gosta de caracterizar a empresa como ‘acabativa’. “A maneira como formalizamos o projeto de vida de nossos clientes leva o planejamento financeiro pessoal e familiar para outro nível. Não apenas tratamos de dinheiro, mas adicionamos você e seus sonhos nesta equação. Não entregamos simplesmente um plano, mas caminhamos na seqüência do projeto, auxiliando os passos de cada um”, explica.