É crescente o número de mulheres que ocupam cargos em diversas áreas das companhias. Por isso, algumas empresas passaram a dedicar atenção especial a um momento natural na vida dessas profissionais: a gestação. Isso porque as mulheres, nesse período, passam por diversas transformações que também afetam a rotina da empresa. Na Whirlpool Latin America, por exemplo, projetos especiais implementados nas suas unidades visam tornar esse período mais tranquilo.
“As mulheres em período de gestação merecem total apoio e atenção por parte da empresa em que trabalham para garantir seu desenvolvimento gestacional com saúde, qualidade, produtividade e bem-estar. Por isso, criamos ações especiais para as gestantes que permitem que nossas colaboradoras tenham uma gestação mais segura, em função de toda orientação recebida em nossos programas”, destaca Alexandre Garcia, gerente geral de Recursos Humanos, da Whirlpool Latin America.
As iniciativas já rendem frutos em Joinville, Manaus, Rio Claro e São Paulo, por meio de ações que visam informar e alertar as colaboradoras com relação à manutenção de sua saúde e a do bebê.
Joinville – “Jeito de Amar”
Atualmente, em Joinville, com o programa “Jeito de Amar”, 75 gestantes são atendidas com o intuito de oferecer orientações desde o período de gravidez até o nascimento da criança. A unidade também dispõe, desde 1994, de um berçário para as colaboradoras deixarem seus filhos durante o horário de trabalho até que eles completem um ano de vida. O serviço é gratuito e aberto a todas as colaboradoras. Durante o período em que ficam no local, os bebês recebem cuidados de monitoras treinadas.
“De 2010 até hoje, houve um aumento de 80% na adesão de gestantes nos programas. Isso mostra a importância de estarmos atentos às necessidades das nossas colaboradoras, procurando oferecer sempre opções para melhorar ainda mais sua qualidade de vida no ambiente de trabalho”, destaca Sérgio Silva, gerente geral de Manufatura de Joinville.
Rio Claro – Saúde na medida certa
Em Rio Claro, 25 gestantes passam por acompanhamento e participam de encontros mensais com a presença de especialistas, como médicos e enfermeiros, para orientá-las sobre questões como amamentação, planejamento familiar, depressão pós-parto, entre outras. Além disso, fazem o controle da pressão arterial no Ambulatório Médico e seus postos de trabalho são avaliados a fim de garantir condições seguras e ergonômicas. O programa visa dar acompanhamento às colaboradoras no período gestacional, com o intuito de garantir mais qualidade de vida, conforto e saúde durante os nove meses de gravidez.
“Desenvolver programas voltados para públicos específicos, como as gestantes da nossa unidade, é uma maneira de mostrar que cada colaborador é especial e que a Whirlpool se preocupa em proporcionar uma gestação tranquila e saudável para suas colaboradoras”, diz Paulo Henrique Teixeira, gerente geral de Manufatura de Rio Claro.
Manaus – Gestação saudável e feliz
A equipe do Ambulatório Médico da unidade de Manaus oferece acompanhamento às gestantes por meio do “Grupo Jeito de Amar”. Mensalmente, as futuras mães se reúnem para discutir temas relacionados à sua saúde e do bebê, sempre com algum palestrante convidado. Hoje, 16 gestantes participam das ações.
“As reuniões mensais que acontecem na unidade permitem que as colaboradoras troquem experiências e conversem sobre as dificuldades da gestação, bem como comemorem juntas as vitórias e descobertas desse período tão especial. O programa tem como objetivo auxiliar as colaboradoras a terem uma gestação saudável e feliz”, afirma Evandro Cavalieri, gerente geral de Manufatura de Manaus.
São Paulo – Troca de experiências
O programa de gestantes do Centro Administrativo e da Unidade São Paulo, localizados na capital paulista, existe há mais de sete anos. Uma vez por semestre as gestantes se reúnem nas duas unidades para discutirem temas relacionados não só ao período de gravidez ou pós-parto, como amamentação, depressão, impactos da gestação, mas também sobre questões legais e trabalhistas, além de uma orientação mais detalhada sobre as relações conjugais e familiares, como maneira de prevenir problemas no pós-parto.
De acordo com Alexandre Garcia, as colaboradoras que participam da ação aprovam a prática do Grupo de Gestantes, já que é uma oportunidade para esclarecerem as dúvidas e aprenderem como proceder em determinados momentos da gestação. “as gestantes que participam dos encontros recebem toda a orientação para conduzir o fluxo de documentos necessários para a realização do seu parto junto ao plano de saúde, evitando assim possíveis transtornos antes de um momento muito especial para a colaboradora”, completa.