Grupo de investidores visualiza oportunidade de crescimento por conta do modelo de negócio inovador da Netpoints, que é muito atraente para o consumidor; Empresa estimula que clientes façam resgates, e, assim, iniciem novos ciclos de compras com os varejistas parceiros
Após ultrapassar a marca de dois milhões de associados, transacionar mensalmente juntos aos varejistas mais de R$ 200 milhões e se posicionar como o quarto maior programa de fidelidade do Brasil, a Netpoints investirá R$ 100 milhões até 2015 com objetivo de acelerar seu plano de expansão. A empresa buscou o montante com executivos que acreditaram no potencial de seu modelo de negócio, baseado na relação de spread com pontos comercializados com o varejo, diferentemente do modelo praticado atualmente no mercado de fidelização, que obtém lucro principalmente com os pontos expirados dos consumidores.
O investimento será realizado conjuntamente pelo Grupo Bozano – investidor majoritário, um fundo de family office do Rio de Janeiro, além de um grupo de executivos oriundos dos mercados financeiro e de serviços, este liderado pelo presidente da Netpoints, Carlos Formigari. Com o montante, o programa distribuirá pontos em lojas físicas de mais 15 regiões estratégicas do País – atualmente, a Netpoints está presente em mais de 40 municípios da Grande São Paulo e do interior. Além disso, os recursos para a expansão também serão inseridos na ampliação do número de acordos com lojas virtuais (e-commerces) de diversos segmentos, hoje responsáveis por cobrir o restante do território nacional no programa.
De acordo com Sérgio Eraldo Salles Pinto, presidente do Grupo Bozano e do Conselho de Administração da Netpoints, a decisão de aplicar o investimento foi definida pela inovação da linha de trabalho da empresa e pela sua receptividade no mercado. “O momento do mercado de fidelidade é de rápido crescimento. Com um modelo inovador e plataforma proprietária, acreditamos que a Netpoints esteja muito bem posicionada para atrair grandes varejistas nacionais e se consolidar como um dos maiores programas do país ainda em 2013”. Outro grande diferencial, segundo o executivo, é o investimento do programa em tecnologia da informação, direcionado para atender as necessidades de relacionamento com o cliente das lojas parceiras.
Carlos Formigari ressalta que o fato do modelo de negócio da Netpoints estimular um ciclo de consumo contínuo propicia que a inserção da nova classe média, juntamente com os públicos A e B, seja facilitada. “O benefício inédito dos pontos que não expiram faz toda a diferença na experiência do cliente. A regra torna amplamente viável a troca por prêmios anteriormente difíceis de serem resgatados em programas de fidelidade, como aparelhos eletrônicos e viagens”, afirma.
Expectativa para 2013
Com objetivo de contar com cinco milhões de associados em sua base até o final do ano, a Netpoints, a partir de março, como forma de atender à nova demanda, também irá aumentar a oferta de cinco mil para 100 mil opções de produtos para troca. “Os clientes terão à disposição desde recargas de celular e utensílios domésticos até eletroeletrônicos, passagens aéreas ou mesmo pacotes de viagem. Hoje é possível fazer resgates a partir de 350 pontos e nossa meta é trabalhar com cada vez mais opções em todas as faixas de pontuação”, informa Formigari.
Sobre a Netpoints
Fundado por um grupo de empresários brasileiros com investimento do Grupo Bozano – investidor também da Embraer e Azul Linhas Aéreas, a Netpoints conta com parcerias em diversos segmentos, como grandes redes regionais de supermercados (varejo e atacado), postos de gasolina, drogarias, perfumarias, pet shops, óticas, lavanderias, roupas e acessórios, além das principais lojas do e-commerce nacional. Atualmente, mais de 40 cidades do estado de São Paulo têm pelo menos uma loja física parceira do programa de fidelidade. Unindo diversas marcas em um único sistema de pontuação, a empresa atinge diretamente os consumidores das classes B e C, já que os pontos não têm prazo de validade para utilização e também não é cobrada nenhuma taxa para a troca.
Ficha técnica
Site: www.netpoints.com.br
Base de clientes: 2,2 milhões
Início da operação: Setembro de 2011
Número de parceiros: Mais de 200 lojas parceiras físicas e on-line.
Principais parceiros:
• On-line: Americanas, CompraFácil, Lojas Marisa, Centauro, Netshoes, Polishop, Saraiva, Shoptime, Submarino, Submarino Viagens, Editora Abril e Walmart.
• Físicos: Azul Linhas Aéreas, Lojas Marisa, grandes supermercadistas regionais – Spani Atacadista, Villarreal Supermercados, Veran Supermercados, Semar Supermercados, Simpatia Supermercados –, Pet Center Marginal, Água de Cheiro e Rede Droga MaisBrasil.