Empresa é multada em R$ 37 mil por campanha abusiva dirigida ao público infantil

O Diário Oficial do Estado de São Paulo publicou resolução do Procon que indica mais uma vitória na luta em defesa dos direitos das crianças. A decisão foi motivada por uma denúncia feita pelo Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, a respeito da promoção “Del Valle Espremidinhos” realizada pela empresa Sucos Del Valle do Brasil Ltda. no ano de 2008.

A campanha de marketing da Del Valle distribuía bonecos a quem comprovasse ter adquirido 5 litros de sucos da marca em algumas das lojas participantes, não sendo possível a obtenção dos bonecos separadamente da compra do produto. Na época da campanha, o Projeto Criança e Consumo constatou que a empresa, em sua estratégia de comunicação mercadológica, utilizou-se da vulnerabilidade das crianças para promover a venda de produtos, aproveitando-se do interesse dos pequenos pelos bonecos e a eles direcionando publicidade.

Em razão da constatação dos abusos, o Criança e Consumo enviou, em abril de 2008, representação ao Procon, denunciando o comercial televisivo e a promoção que se dirigia ao público infantil. Quase três anos depois da denúncia, o órgão considerou a campanha abusiva e multou a Del Valle em R$ 37 mil.

Segundo a psicóloga Maria Helena Masquetti, que acompanhou o caso, a  promoção se aproveita da atração natural das crianças por brinquedos. “Brincar tem uma função fundamental no desenvolvimento infantil por estimular o desenvolvimento psicomotor e a criatividade e ajudar a criança a elaborar possíveis conflitos. Os bonequinhos oferecidos na promoção da Del Valle são inusitados e crianças se empolgam facilmente com novidades. Elas estão descobrindo o mundo a cada experiência, e se ela envolver um brinquedo, tanto melhor.

Os “Espremidinhos” primam pela graciosidade da confecção, pela variedade de cores e têm o formato de miniatura, o que também é muito atraente para os pequenos”.