Fundação intensifica campanhas de doação no posto Dante Pazzanese

Com três décadas de operação, unidade responde por quase 10% da coleta de sangue

Para atrair novos candidatos e criar mecanismos de fidelização de seus doadores, o posto Dante Pazzanese da Fundação Pró-Sangue lança campanha de doação comemorativa aos 30 anos de atividade a serviço da população.

Com data marcada de 6 a 9 de março, o evento inaugura o calendário de eventos da unidade para esse ano, que prevê a intensificação de campanhas e ações de incentivo à doação voluntária de sangue. A ação conta com o apoio oficial da Maria Bolo, Cupcake Ito e SOS Cupcakes.

A iniciativa faz parte do planejamento estratégico que a alta direção da Pró-Sangue desenhou para a unidade, que nesse ano completou 30 anos de operação. Um dos mais antigos, o posto Dante Pazzanese é muito estratégico para o Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese, para o qual fornece hemocomponentes com regularidade.

“Prestando um serviço de suporte transfusional para o Instituto junto ao qual mantém uma sólida parceria, trata-se de um braço estratégico da instituição para a polarização de candidatos à doação. Trazendo como grande legado os serviços prestados em prol da sociedade, a unidade já contabilizou cerca de 400 mil bolsas coletadas ao longo de três décadas de atuação”, destaca a Diretora de Relações Externas e Intercâmbios da Pró-Sangue, sra. Susana Lambert.

A realização do evento ocorre em um momento oportuno, em que a Pró-Sangue passa por um período delicado de queda dos estoques, acentuada pelo episódio de vacinação contra a febre amarela, que constitui um impedimento temporário à doação de sangue.

Atualmente, a instituição opera com apenas 35% do volume de sangue necessário para abastecer mais de 100 instituições de saúde da rede pública da Região Metropolitana do Estado de São Paulo. Dentre os fatores de sangue que estão mais em falta, estão os tipos O+ e O-, cujas reservas estão em condições de abastecer os hospitais por dois dias.

Assim, para que o sangue não venha a faltar para quem precisa, a Fundação convoca as pessoas a virem doar ainda durante essa semana. Como sugestão, a dica é o posto Dante Pazzanese, que está em clima de festa. Localizada próxima ao metrô Ana Rosa, a unidade fica ao lado do Parque Ibirapuera e é bem tranquila. Com uma experiência de atendimento consolidado ao doador de sangue, atualmente responde por quase 10% da coleta da instituição.

O posto Dante fica na av. Dante Pazzanese, 500, bairro Ibirapuera. O atendimento é de 2ª a 6ª feira, das 8 às 13 horas.

Serviço – Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, vir alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e trazer documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato. Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação. Para tanto, basta acessar o site da Pró-Sangue e consultar os pré-requisitos de doação.

O posto Clínicas fica na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar, a 200 metros da estação Clínicas do Metrô. A unidade atende das 7 às 18 horas de segunda a sexta; das 8 às 17 horas nos sábados, feriados e pontes; e das 8 às 13 horas, nos 1º e 3º domingos de cada mês. Só lembrando que aos sábados o atendimento está limitado a 380 candidatos. Ao atingir esse número, o cadastro fecha. O estacionamento, gratuito aos doadores, é o subterrâneo – Garagem Clínicas, na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar.

Para horário de funcionamento dos demais postos de coleta acesse: www.prosangue.sp.gov.br/doacao/Enderecos.aspx. Mais informações no Alô Pró-Sangue 0800 55 0300.

A Fundação Pró-Sangue é uma instituição vinculada à Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo. Criada em 1984, arrecada cerca de 12 mil bolsas por mês, sendo responsável por 32% de todo sangue consumido na Região Metropolitana do Estado de São Paulo.