O fetiche foi o tema escolhido pela agência Salem para divulgar o Prêmio Comunique-se 2011, considerado o Oscar do jornalismo brasileiro. A campanha ousada é refletida nas peças off e online, além de toda a decoração e ambientação da cerimônia de entrega, atrações da premiação e até mesmo o cardápio. O que chamou atenção, porém, foi o convite enviado para os finalistas: uma caixa com um fetiche (geralmente um brinquedo erótico).
Agência de propaganda do Comunique-se desde sua criação, a Salem também foi a responsável pela identidade visual do Prêmio Comunique-se 2011. “Todo mundo tem um fetiche e o fetiche de todo jornalista é ganhar um Prêmio Comunique-se” é o slogan da campanha. A expectativa sobre o convite é grande, já que as peças (assim como o Caboré e Cannes) se tornaram clássicas entre os jornalistas que as receberam, como Flash (da primeira edição), Lixo, Grito e Ringue.
“Sempre é um desafio criar uma peça para um prêmio tão prestigiado como o Prêmio Comunique-se”, afirma Marcio Salem, diretor da agência. Na história da premiação o papel da Salem, de encorajar o finalista a comparecer à festa, vem sendo cumprido com louvor. “Temos uma média superior a 90% de comparecimento, o que é uma marca altíssima”.
Para Rodrigo Azevedo, CEO do Comunique-se, a campanha foi um sucesso. “Todos comentaram pelos quatro cantos a repercussão da campanha. A criatividade da Salem nunca nos decepciona”, comemora.
Com o fim da votação da terceira fase do Prêmio Comunique-se no dia 30, falta apenas apurar os votos para saber quem são os grandes vencedores da edição 2011. A entrega do prêmio será numa grande festa que vai reunir 600 convidados entre finalistas, formadores de opinião e celebridades que acontece no dia 13 de setembro, às 19h, no HSBC Brasil, em São Paulo.