Projeto criado e desenvolvido pela Escala envolve teste de produtos e ações de crowdsourcing

A 3M é reconhecida pela inovação e criação de produtos das marcas Post-it, Scotch-Brite e Durex, entre tantas outras que carregam em sua essência a criatividade. Por ser referência neste tema, atende mensalmente dezenas de pedidos de palestras para compartilhar seu modelo de inovação. Esta demanda fomentou uma iniciativa que pudesse ampliar a disseminação de conteúdos sobre inovação de forma mais ampla, por meio da internet, com o lançamento do portal 3M Inovação.

Há um ano e meio no ar, o site desenvolvido pela Escala tem média de 600 visitas/dia e concentra informações, dicas e curiosidades sobre ações inovadoras mundo afora e canais de interatividade com o público. Exemplo disso é o Test Drive, ferramenta que permite ao consumidor receber produtos da marca em sua casa para teste gratuito. “A 3M preza pela ótima qualidade de seus produtos e nossa ideia foi disponibilizar uma quantidade de opções para colocá-las à prova dos consumidores”, explica Getulio Albrecht, diretor de Criação da Escala.

Os participantes inscritos têm 15 dias para testar o produto recebido e preencher um formulário com uma opinião, seja ela pública ou não. O sucesso da ferramenta é tão grande que os lotes disponibilizados têm se esgotado em aproximadamente 24h e cerca de 1.700 pessoas já se cadastraram para receber avisos de quando os produtos são disponibilizados. Só nos últimos seis meses de funcionamento, o número de acessos ao site cresceu em cinco mil.

Outra ferramenta interativa, campeã de acessos do site é a “Fábrica de Ideias”. Idealizado pela 3M, que tem um histórico muito sólido em ouvir seus clientes para entender suas necessidades e buscar satisfazê-las com inovações em produtos, a Fábrica de Ideias foi aprimorada pela Escala, que estabeleceu a possibilidade de interação e co-criação no meio digital. Com o lema “Toda inovação começa com uma ideia”, a área funciona como uma espécie de brainstorm coletivo convidando os usuários a compartilharem ideias, por mais mirabolantes que sejam, sobre determinado assunto. A 3M sugere desafios periodicamente sobre temas alinhados com suas áreas de atuação, com o intuito de receber insights sobre aperfeiçoamento e novos produtos.

A Escala também é responsável pela plataforma social da marca. Twitter é atualizado diariamente com notícias e curiosidades relacionadas à temática. Assim como no portal, os posts não se limitam apenas aos produtos 3M, mas apresentam conteúdo completo sobre inovação. “O consumidor de 3M é consumidor de tudo, por isso buscamos atingir o público que entra na web interessado em inovação e informações sobre o que está rolando de legal pelo mundo”, enumera Getulio.

Luis Eduardo Serafim, gerente de marketing corporativo, avalia que os resultados obtidos logo nos primeiros meses do site superaram as expectativas. “Acredito que o Portal uniu um tema de interesse muito amplo, que é a inovação, a um canal que facilita as conexões e o compartilhamento de ideias, que é a internet”. Como resultado em três meses o volume de acessos dobrou. Para ele, o bom relacionamento com o público alcançado pelas ferramentas do portal é muito importante para a empresa: “A atuação diversificada da empresa resulta em consumidores muito variados, atingimos desde donas de casa até engenheiros. O portal possibilitou que conversássemos com todos eles de forma homogênea e criativa”.