Dois jovens empreendedores se uniram à Holding Clube para criar a PlayBook, uma empresa de entretenimento baseada no modelo de financiamento colaborativo (crowdfunding). Alessandro Sophia e Fernando Juno, sócios-diretores da PlayBook, estão determinados a trazer para o país as bandas nacionais e internacionais mais pedidas pelos fãs brasileiros.

A PlayBook utiliza o financiamento colaborativo para diminuir a distância entre fãs e músicos. Com um método de trabalho criado especialmente para mapear a internet em busca dos artistas mais desejados, o objetivo da PlayBook é entender as necessidades e atender aos anseios das pessoas. “Se o público de certa região do país deseja ver uma banda específica, levamos esses artistas até lá com a colaboração dos fãs. A PlayBook quer promover momentos inesquecíveis, que marquem a vida das pessoas”, explica Alessandro Sophia. “A ideia é que o público participe ativamente, se envolva nos projetos e colabore para viabilizar as festas. Esse é o pilar fundamental da PlayBook”, completa Fernando Juno.

Mapeados os interesses do público, a empresa anuncia as atrações selecionadas e inicia um processo de financiamento colaborativo destinado a cobrir os gastos com shows. Nessa fase, os interessados podem adquirir um ingresso-benefício ou um ingresso-reembolsável, que garantem diferenciais. “Esses ingressos dão direitos exclusivos a quem abraça o projeto desde o início”, explica Fernando Juno. “Dependendo do show, iremos trabalhar com um dos tipos de ingressos – ou com benefícios ou com reembolso para quem participar do financiamento colaborativo”, complementa Alessandro. Quando o número mínimo de entradas para a realização do show é atingido, a empresa confirma a atração e disponibiliza o restante dos ingressos para o público em geral. Se o valor não for atingido, o evento é cancelado e os participantes do financiamento colaborativo recebem de volta 100% do valor investido.

Para a realização dos eventos, a PlayBook conta com o know-how da Holding Clube. Referência nacional em marketing promocional e produção de eventos, o grupo fundado por José Victor Oliva fornecerá toda sua experiência para a produção dos shows. “A PlayBook é a sétima empresa do grupo e insere a Holding Clube de vez no mercado digital. Temos conhecimento e know how em realizar eventos inesquecíveis e vamos aplicar toda essa experiência no universo do entretenimento através da plataforma digital e colaborativa da PlayBook.”, conta Marcel Sacco, CEO da Holding Clube.

Para dar início às atividades, a PlayBook já iniciou a venda de ingressos para o show do quarteto indie canadense Tokyo Police Club. O público pode conferir a agenda e adquirir os ingressos por meio do site www.playbook.com.br.