Trata-se de um esforço nacional que começa a ser trabalhado para levar à sociedade e aos formadores de opinião informações corretas sobre as sacolinhas, suas qualidades e seu uso adequado.
A Plastivida Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos inicia hoje (27 de junho) uma ação nacional em rádio para esclarecer a sociedade e os formadores de opinião sobre os mitos e fatos em torno das sacolas plásticas, suas vantagens sociais e ambientais e, ainda, incentivar o uso e o descarte adequados dessas embalagens.
A campanha consiste em quatro diferentes spots, com duração de 30 segundos cada, criados a partir do mote “A Verdade Sobre As Sacolas Plásticas”. São quatro temas abordados nas gravações: as qualidades das sacolas plásticas; sua sustentabilidade; os programas de conscientização propostos pela indústria; e o direito de escolha da população sobre a melhor embalagem.
O primeiro spot fala da durabilidade, higiene, praticidade e da economia que as sacolinhas proporcionam à população. Também aborda outros aspectos importantes e que nem todos conhecem, como o fato das sacolas serem inertes na natureza e 100% recicláveis.
Tocador de áudio
O segundo aborda o estudo inglês que comprova que entre todos os tipos existentes, as sacolas plásticas comuns são as mais amigáveis ao ambiente e as que emitem menos CO2 em seu processo produtivo.
Tocador de áudio
O sucesso do Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas e da Escola de Consumo Responsável também será abordado nas rádios, na terceira gravação, para mostrar que é possível preservar o direito da população e a natureza ao mesmo tempo. Com tais ações, propostas pela indústria, em três anos, 4 bilhões de sacolinhas deixaram de ser consumidas.
Tocador de áudio
O último spot trata sobre o direito do consumidor em escolher a melhor embalagem. Isso porque pesquisa Ibope mostra que 100% das sacolas plásticas são reutilizadas como saco de lixo, 71% constituem as embalagens preferidas da população para transportar suas compras e 75% das donas de casa são a favor do seu fornecimento pelo varejo. Também será lembrado à população que é seu direito ter uma embalagem de qualidade. Os spots reforçam a necessidade de serem usadas sacolas feitas dentro da norma ABNT 14.937, que garante que elas aguentem o peso de suas compras. Feitas dentro de norma, as sacolinhas também podem ser reutilizadas mais vezes.
Tocador de áudio
Segundo Miguel Bahiense, presidente da Plastivida, a campanha é parte de um esforço para mostrar que a solução, baseada na educação é a mais equilibrada para o combate ao desperdício e ao descarte incorreto. “A população não precisa ser privada de um bem que traz conforto e economia para que a natureza seja preservada. São ações comprovadamente compatíveis”, afirma o executivo.
A campanha acontecerá entre os dias 27 de junho e 26 de julho, nas rádios Band News FM (88 inserções), Bandeirantes AM/FM São Paulo (52 inserções) e CBN FM Florianópolis, Blumenau, Goiânia, Fortaleza e Recife (47 inserções em cada praça). Também terá um reforço de divulgação pelas redes sociais, onde a Plastivida dialoga com mais de 30 mil pessoas diariamente, entre consumidores, jornalistas, ONG’s, empresas, universidades, entre outros agentes.
Acompanhe a Plastivida nas mídias sociais:
• No Twitter: http://twitter.com/recicleideias;
• Blog: sacolinhasplasticas.blogspot.com;
• No Orkut e no Facebook: “Recicle Suas Ideias”
• Na internet: www.plastivida.org.br e www.sacolinhasplasticas.com.br