Com mais de 1.800 mulheres em seu quadro de funcionários, a empresa adota, mundialmente, políticas para a diversidade e a inclusão com ações exclusivas para o público feminino
No Dia Internacional da Mulher, a Procter & Gamble também comemora seu crescimento e desenvolvimento graças à grande participação de mulheres em todos os níveis da companhia. No modelo de gestão mundial, a empresa enxerga nas pessoas o seu principal diferencial.
“As mulheres crescem e são bem-sucedidas na P&G. Atualmente, 35% dos funcionários da América Latina são mulheres. No Brasil, a realidade também é positiva: são 37,5% de mulheres na companhia, que possui seis unidades fabris no País, localizadas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus e Salvador, além de escritórios e centros de distribuição”, destaca Gabriela Onofre, diretora de Assuntos Corporativos da P&G Brasil.
Comprometida com a diversidade e a inclusão, a P&G é reconhecida mundialmente entre as melhores empresas para se trabalhar, especialmente quando o assunto é mulher. Há, por exemplo, programas de coaching específicos para o público feminino, nos quais as líderes são mentoras de gerentes mais jovens e compartilham experiências no seu campo de trabalho, com o objetivo de desenvolver as futuras lideranças femininas da companhia.
A preocupação da P&G com a mulher acompanha o seu desenvolvimento em todas as fases da sua vida pessoal e profissional. Isso porque, além de ter aderido ao programa Empresa Cidadã, que amplia em 60 dias a licença-maternidade, a empresa concede às funcionárias alternativas inéditas que permitem conciliar os cuidados com o bebê no período pós-maternidade com a carreira, respeitando os interesses da organização. A chamada Política Licença para Cuidar do Bebê oferece às funcionárias duas opções para conciliar esse período importante com a continuidade do desenvolvimento profissional. A nova mamãe pode escolher uma licença não remunerada ou a jornada parcial de trabalho (meio período), com redução salarial, após o período de licença previsto por lei até o primeiro aniversário da criança, nos dois casos.
“Nosso objetivo é reter essas profissionais, mulheres e mães, que atingiram conhecimento importante na empresa, contribuem para os resultados de negócios e cuja performance indica resultados importantes ao longo do tempo”, complementa Gabriela.
A companhia oferece ainda a possibilidade de horário de trabalho flexível ou reduzido, divisão de trabalho, home office, licença para cuidar da família, licença-paternidade e determina dias em que todos os funcionários podem trabalhar de casa. Além disso, os funcionários com mais de 3 anos de casa tem o direito à adoção da “Licença Pessoal Não Remunerada”, um período de 30 a 90 dias de licença não remunerada para atender a interesses pessoais como educação, família, lazer, entre outros.
A P&G é uma empresa que respeita os funcionários e investe em políticas de diversidade e inclusão. Essa é uma estratégia essencial para atrair e reter os melhores talentos, independentemente de gênero. O ambiente interno da P&G reflete também a diversidade dos seus consumidores das mais de 20 marcas no País, com produtos para cuidados com o bebê, cuidados com a beleza, cuidados com o lar, cuidados pessoais, cuidados com o barbear, entre outros. As diferenças levam à compreensão e a inovações que melhoram a vida dos consumidores.