Com patrocínio da Petrobras será realizado entre os dias 11 e 17 de julho o Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo. Em sua sexta edição, o evento faz homenagem ao colombiano Gabriel García Marquez e ao brasileiro Orlando Senna. Com entrada franca em todas as sessões, o festival inclui no circuito de programação seis salas de cinema da capital paulista, além de debates, palestras e encontros abertos ao público.

O Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo tem o objetivo de divulgar e discutir a singularidade estética da cinematografia recente e histórica da região. O evento é organizado pela Associação do Audiovisual e tem curadoria de André Sturm, Francisco Cesar Filho e Jurandir Müller. Em 2011, o evento inclui no circuito de exibições o Memorial da América Latina, o Museu da Imagem e do Som, o Espaço Unibanco de Cinema, o Cinesesc, a Sala Cinemateca e o Cinusp “Paulo Emílio”.

Nesta edição, o festival apresentará filmes que envolvem três temáticas diferentes. Na seção “Contemporâneos” serão exibidos títulos recentes e inéditos no Brasil, com destaque para os brasileiros “Transeunte”, “O Gerente”, “Os Monstros” e “Solidão e Fé”. A seção “Novo Cinema Argentino” fará uma retrospectiva dessa cinematografia, exibindo o precursor do movimento “Histórias Breves”, o polêmico “Histórias Extraordinárias” e o premiado “O Guardião”. Já a mostra “Soy Loca Por Ti, América!” será dedicada a produções latino-americanas de temática relacionada à diversidade sexual. Serão destaques o sucesso de público cubano “Morango e Chocolate”, “Doña Herlinda y Su Hijo”, o primeiro filme abertamente gay da história do cinema mexicano, e o argentino “Ausente”, premiado no Festival de Berlim.

O roteirista e escritor vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, Gabriel García Márquez, é o homenageado internacional dessa sexta edição do Festival, que durante a programação exibirá a única experiência do escritor na direção cinematográfica: o curta-metragem “A Lagosta Azul”, realizado em 1954 na Colômbia e de rara circulação. Já a homenagem brasileira será dedicada ao diretor e roteirista baiano Orlando Senna, também diretor do curso de cinema da Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba. Entre seus trabalhos, será apresentado o clássico “Iracema, Uma Transa Amazônica”.

A programação do 6º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo inclui ainda a “Competição de Escolas de Cinema Ciba-Cilect”, a mostra “Doc.TV IB II: Latinoamérica”, Sessões Especiais, Encontros, Ciclo de Debates e uma Aula Magna do cineasta Orlando Senna. A programação completa e mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site www.memorial.sp.gov.br.

Sobre o Programa Petrobras Cultural

O 6º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo é um projeto patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Cultural (PPC). Trata-se do maior programa de patrocínio cultural já lançado no país por meio de novas seleções públicas de projetos para diversas áreas, com divulgação nacional. Criado em 2003, o PPC baliza as ações de patrocínio da Petrobras em torno de uma política cultural de alcance social e de afirmação da identidade brasileira. Neste ano, o Programa Petrobras Cultural (PPC) contemplou 17 festivais de cinema.

Serviço:

O que: 6º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo
Data: de 11 a 17 de julho
Local:
Memorial da América Latina. Avenida Auro S. de Moura Andrade 664 – Barra Funda, São Paulo (SP)
Espaço Unibanco de Cinema. Rua Augusta 1475 – Consolação, São Paulo (SP)
Cinesesc. Rua Augusta 2075 – Cerqueira Cesar, São Paulo (SP)
Sala Cinemateca. Largo Senador Raul Cardoso 207 – Vila Mariana, São Paulo (SP)
Museu da Imagem e do Som. Avenida Europa, 158 – Jardim Europa, São Paulo (SP)
Cinusp Paulo Emílio. Rua do Anfiteatro, 181 favo 4 – Cidade Universitária, São Paulo (SP)