O levantamento foi feito na Agência Bancária Conceito,
exposta na Casa Cor São Paulo 2012.

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Durante os dias 07 e 08 de julho, a Agência Bancária Conceito foi palco de uma pesquisa realizada em conjunto com a Enfoque Pesquisas, empresa especialista neste tipo de ação, para desvendar e entender qual a relação dos freqüentadores da Casa Cor com seus bancos, levando em consideração fatores como: relacionamento com bancos; hábitos bancários; e projeções para o futuro. Durante o final de semana em questão, foram ouvidas 127 pessoas, sendo que 56% eram mulheres, 62% tinham mais de 40 anos, e grande parte possuía alta renda familiar.

Como resultado, a pesquisa apresenta que o atendimento (28%) e a localização próxima a casa ou trabalho (21%) ainda são os atributos mais importantes para a escolha de um banco, do que atributos como taxas e tarifas, facilidade do uso de meios eletrônicos, solidez, quantidade de agências e/ou caixas eletrônicos, e variedade de produtos e serviços oferecidos. Além disso, 36% disseram estar propensos a recomendar o banco que utilizam a amigos, conhecidos e familiares.

Um dos dados mais expressivos da pesquisa revela que 77% dos entrevistados, mesmo tendo alta renda, fazem uso de linhas de crédito (cheque especial, cartão de crédito, crédito pessoal, etc.) para despesas do dia-a-dia. Além disso, 72% declaram conhecer as taxas de juros praticadas pelos bancos, mas apenas metade saberia dizer qual número de saques gratuitos por mês podem efetuar em um terminal eletrônico. Já com relação ao tempo máximo regulamentado de espera na fila da agência, 59% conhecem esta medida e o limite do tempo de espera, porém, 63% não sabem exatamente o que fazer caso este tempo seja ultrapassado.

Quando questionados sobre a insatisfação com o atendimento prestado, quase todos, como era esperado, reclamam nesta situação, e 65% das reclamações são feitas diretamente à gerência. Um dado inusitado revela que apenas 4% trocariam de bancos se estivessem insatisfeitos, e que 3% escolheriam como medida trocar de agência e não voltar mais a anterior. Entre outros dados, 31% acreditam que o gerente de atendimento conhece profundamente produtos disponíveis no banco; 34% afirmam que a agência que freqüenta possui tecnologia que auxilia no atendimento; e 32% apresentam insatisfação com o horário de atendimento nas agências.

Finalizando os dados apurados, a pesquisa faz revelações sobre as prospecções para o futuro, e aponta que 87% apostam que a tecnologia pode ajudar, de maneira efetiva, o atendimento feito em uma agência bancária. E, como o levantamento foi feito dentro do projeto desenvolvido pelas empresas Cantarino Brasileiro e Relatório Bancário, em parceria com o arquiteto Daniel Kalil, a pesquisa conseguiu evidenciar quais as novidades implantadas na Agência Bancária Conceito que chamaram mais a atenção dos entrevistados. Com isso, as duas soluções mais citadas foram: ATM Wall inteligente (22%) e Solução de Vídeo-Conferência (21%).

A primeira, por apresentar como diferencial poder efetuar transações em uma interface multitoque, que dificulta ainda mais qualquer tipo de fraude, garantindo mais privacidade, ao investir em divisórias transparentes que ficam opacas automaticamente quando o cliente se aproxima do terminal. Já a segunda, graças à tecnologia implantada que coloca o cliente em contato direto com especialistas responsáveis por cada área bancária, é bem avaliada por ajudar a melhorar as operações, agilizar a tomada de decisão, e reduzir custos. Além disso, também atende aspectos relacionados à sustentabilidade, facilita a comunicação, e ainda economiza tempo de deslocamento dos executivos.

“O estudo mostrou que as pessoas valorizam bastante a questão do atendimento e também a parte referente à tecnologia. No fundo, os entrevistados almejam que, no futuro, a tecnologia possa ajudar o atendimento a executar melhor o seu papel no relacionamento bancário, tornando-o mais próximo e individualizado”, finaliza o responsável pela pesquisa, realizada pela Enfoque, Luis Otavio Benguigui.

Sobre a Cantarino Brasileiro:
A Cantarino Brasileiro transfere conhecimento entre o setor financeiro, fornecedores e clientes, através de edições, fóruns, treinamentos, seminários, newsletters, site, ações promocionais, entre outros projetos. Com a contribuição de uma equipe de colaboradores diretos e indiretos, além de parceiros estratégicos, a entidade fomenta temas como: crédito, cobrança, tecnologia, inclusão financeira, consumo popular, atualidades, sustentabilidade, diversidade, meios de pagamento, inclusão digital, microfinanças, microseguros, redes sociais e comportamento do consumidor.
www.cantarinobrasileiro.com.br

Sobre a Relatório Bancário:
O mais tradicional evento do setor financeiro e bancário, o Prêmio Relatório Bancário, é idealizado pela Relatório Bancário e realizado em parceria com a Cantarino Brasileiro. O prêmio tem como principal objetivo promover e reconhecer as principais contribuições e práticas realizadas pelo setor financeiro e seus fornecedores, para o aprimoramento do sistema financeiro nacional. Nele, serão premiados os bancos e as personalidades que mais se destacaram no uso de novas tecnologias, após uma rigorosa avaliação de cases que é realizada por especialistas e formadores de opinião ligados ao setor financeiro.
www.relatoriobancario.com.br

Sobre Daniel Kalil:
Daniel Kalil é formado em Arquitetura e Urbanismo, pelo Mackenzie, pós-graduado em Habitação e Cidade, pela Escola da Cidade; em Gerenciamento de Empreendimentos na Construção Civil, pelo Mackenzie; e pós-graduando em Gestão de Negócios em Serviços, também pelo Mackenzie. Em seu currículo, Daniel acumula três vezes o prêmio “Jovens Profissionais”, além de outros prêmios como: “SP Cidade” na categoria Melhor Gestão de Projeto, “Banco Contemporâneo” na categoria Melhor Projeto em Sustentabilidade, “Roca Viva Barcelona”, entre outros. Além disso, está a frente da Daniel Kalil Arquitetura há sete anos, empresa na qual desenvolve projetos residenciais e comerciais de alto padrão.

Sobre a Enfoque:
Com a missão de ajudar os clientes a decifrarem os hábitos e comportamentos do consumidor, a Enfoque Pesquisa se especializou em estudos personalizados e exclusivos para empresas dos mais variados segmentos, denominados Ad Hoc.
www.enfoquepesquisa.com.br