O Buscapé Company, plataforma completa de digital commerce, promoveu, nesta quarta-feira (16 de março), a terceira edição do Dia do Consumidor Brasil. Este ano, o evento, criado para estimular as vendas do e-commerce brasileiro por meio de grandes descontos, registrou um número de pedidos 19% maior se comparado à edição anterior, chegando a 562 mil nas 24 horas. Os dados são da E-bit/Buscapé, empresa especializada em informações do comércio eletrônico, que revela ainda que 52.174 pessoas realizaram sua primeira compra online, incentivadas pela ação.
As ofertas, no entanto, começaram a se intensificar às 20h, na terça-feira (15), e foram até às 23h59 de quarta, atraindo quem buscava por preços menores. As vendas dentro desse período chegaram a R$ 271 milhões com 685.780 mil pedidos. Se considerar somente a quarta-feira, o faturamento foi, nominalmente, 12% maior em relação a 2015, chegando a R$ 224 milhões. No total, 277.877 pessoas aproveitaram as ofertas, cujos descontos chegaram até 60%. Cada consumidor realizou em média 2 compras, sendo que o tíquete médio ficou em R$ 398.
“Os números desse Dia do Consumidor Brasil são significativos, pois apontam um crescimento do e-commerce que contraria o atual cenário de retração do mercado. Os 12% de faturamento a mais que 2015 e as milhares de pessoas que fizeram sua primeira compra online representam o consumidor mais atento e disposto a aproveitar oportunidades de maneira mais eficiente”, comenta André Ricardo Dias, diretor executivo da E-bit/Buscapé.
Iniciativa do Buscapé Company, o Dia do Consumidor Brasil contou com o apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), E-Commerce Brasil e da Digitalks.
Confira abaixo a lista das categorias mais vendidas:
Categorias | Pedidos |
Livros / Assinaturas e Revistas | 14% |
Eletrodomésticos | 12% |
Cosméticos e Perfumaria / Saúde | 11% |
Casa e Decoração | 10% |
Moda e Acessórios | 9% |
Telefonia / Celulares | 9% |
Informática | 8% |
Eletrônicos | 5% |
Esporte e Lazer | 4% |
Alimentos e Bebidas | 3% |
Fonte: E-bit/Buscapé
E as que mais faturaram:
Categorias | Faturamento |
Telefonia / Celulares | 25% |
Eletrodomésticos | 21% |
Informática | 12% |
Eletrônicos | 9% |
Casa e Decoração | 8% |
Cosméticos e Perfumaria / Saúde | 5% |
Moda e Acessórios | 4% |
Livros / Assinaturas e Revistas | 4% |
Brinquedos / Games | 3% |
Acessórios Automotivos | 2% |
Fonte: E-bit/Buscapé