Empresa lança com Itaú, Citibank, HSBC e Santander ferramenta que permite compra com débito direto em conta corrente

Atento aos hábitos de consumo do brasileiro e sua relação com as ferramentas de pagamento, o PayPal, líder mundial de pagamentos online, lança no país o Boleto Digital. A solução estende a plataforma de pagamento da empresa – atualmente integrada a cartões de crédito – para permitir também a realização de compras com débito direto na conta corrente do usuário.
Desenvolvido em parceria com algumas das principais instituições financeiras do país, o Boleto Digital representa para os consumidores uma significativa evolução em relação à experiência de compra com o boleto bancário, e já no lançamento estará disponível para clientes Itaú, Citibank, HSBC e Santander.
“O consumidor brasileiro valoriza muito a percepção de controle sobre os gastos proporcionada por ferramentas de pagamento com débito direto em conta corrente, como o boleto bancário. Vimos que havia uma ótima oportunidade para o desenvolvimento de uma solução que aliasse conveniência, segurança e praticidade a esta experiência de pagamento”, explica Mario Mello, diretor geral do PayPal para a América Latina. “Percebemos que era preciso fazer desta alternativa um formato simples, aproveitando a facilidade e rapidez que a Internet promove e melhorando a experiência do comprador”, complementa o executivo.
Foi assim que o PayPal conseguiu chegar a uma solução inovadora no mercado de pagamentos, sem abrir mão da segurança no cadastro e da simplicidade na hora da compra. “Geralmente, as plataformas de débito online direcionam o consumidor aos sites dos bancos, obrigando-o a autenticar-se a cada transação por meio de senhas, tokens, cartões de segurança etc. Com o PayPal, a autenticação da conta bancária é realizada apenas uma vez, no momento do cadastro, habilitando o usuário para fazer suas compras de maneira simples e segura – com cartão de crédito ou débito em conta – sem a necessidade de passar pelos processos de validação do banco toda vez que quiser pagar online”, explica Mello.

Como utilizar o Boleto Digital
Primeiro o cliente tem que criar uma conta do PayPal no site www.paypal.com.br, preenchendo um cadastro com seus dados pessoais, em um processo 100% online. Deve então adicionar uma conta bancária, que será utilizada para os pagamentos com Boleto Digital. Depois disso, é preciso aceitar, de forma eletrônica, os termos e condições do PayPal. O usuário deve então autenticar a conta bancária informada – este processo é realizado para garantir que os dados bancários cadastrados pertencem mesmo ao cliente. Com estas etapas concluídas, ao cliente bastará aguardar a confirmação de que a opção do Boleto Digital está pronta para utilização.

O processo de autenticação da conta bancária varia de banco para banco. No caso do Itaú, por exemplo, o cliente deve utilizar um dos canais do banco (Internet Banking, caixa eletrônico, telefone etc) para autorizar o PayPal a realizar o débito automático na conta informada. Para a autenticação com os outros bancos, o PayPal realiza dois depósitos aleatórios na conta corrente do usuário, que deve confirmá-los no site do PayPal após consulta ao seu extrato bancário. Este processo é válido para HSBC, CitiBank e Santander. Uma vez habilitado, o cliente poderá escolher o PayPal como meio de pagamento na loja online, selecionando a conta bancária para débito direto, e confirmando a transação usando a senha do PayPal.

Com o Boleto Digital do PayPal, o cliente estará apto a realizar qualquer compra por débito online em poucos cliques, contando com a tranquilidade, segurança e simplicidade do PayPal.

Todas as operações realizadas pela companhia são protegidas e monitoradas por uma equipe antifraude, e as informações do comprador ficam armazenadas de acordo com critérios internacionais de proteção e sigilo de dados.

Evolução do modelo de boleto
Em parceria com o Instituto Data Popular, o PayPal realizou uma pesquisa sobre o perfil do consumidor brasileiro que compra pela Internet.

Além de apontar economia, variedade de produtos, opções de parcelamento e facilidade de comparação de preços como as principais razões para a escolha da compra online, o estudo também aprofundou a discussão sobre meios de pagamento na rede.

No levantamento, elaborado a partir de uma pesquisa qualitativa, composta por dez grupos de discussão com compradores online, identificou-se que os principais fatores ligados à escolha da compra por boleto estavam relacionados à percepção do meio como uma forma de controle de gastos e redução do endividamento.

“Ao visualizarmos a necessidade dos clientes em querer evitar o endividamento, conseguimos desenvolver esta solução que promove facilidade de compra e segurança dos dados na Internet e, ao mesmo tempo, mantém o principal benefício percebido do boleto para o consumidor, que só pagará se tiver dinheiro em conta”, comenta Mario Mello.

“Para os varejistas, isto também significa mais efetividade na conversão das vendas, já que 40% dos boletos emitidos não são pagos e a compra não é finalizada” diz o executivo.