Grandes nomes da publicidade se encontram no Brasil Rádio Show para debater novos caminhos

Com gloriosas exceções, as agências continuam criando pouco e mal para o rádio. E a pergunta que se faz é: como fazê-las descobrirem este meio tão cheio de possibilidades? O Brasil Rádio Show, que acontece entre os dias 17 e 19 de maio, no Anhembi, em São Paulo, convocou um time de profissionais de publicidade para falar durante o debate “Os Mistérios da Criação para o Rádio”.

Nesta mesa, que acontece no dia 18 às 11 horas, estão com presenças confirmadas o atual diretor da Ediouro, Lula Vieira, primeiro jurado brasileiro de Cannes da categoria Radio Lions, o diretor da Nova Estratégia, Lula Guimarães, uma das personalidades mais criativas do meio, com passagem também pela Rádio Transamérica. Além do presidente da JMCom, Claudio Venâncio, responsável pela realização do Festival Universitário de Comunicação – FUC, ele também foi sócio e vice-presidente responsável pela área de mídia da Fischer América.

No mesmo dia, às 9 horas, o evento debate o tema “O Melhor do Rádio”, moderado pelo editor do Adnews, Paulo Rosa, que chama a atenção para as qualidades do meio, como eficiência publicitária, segmentação, audiência, tecnologia e profissionalização. Para este tema está confirmado o CEO e vice-presidente de criação da Publicis, Hugo Rodrigues.

Outro grande assunto abordado neste dia, às 12 horas, serão os “Novos Formatos em Rádio”, cuja principal discussão é se as boas ideias precisam ter os engessados 30 segundos dos spots publicitários. Na mesa estão confirmados Fernando Campos, da Agência Santa Clara, Carlos Rubens Doné, diretor de mercado da Rádio Itatiaia, e Tula Minassian, da Play It Again, principal defensor da flexibilidade de tempo da propaganda em rádio.

Serviço

Brasil Rádio Show 2011 e AES Brasil Expo 2011
De 17 a 19 de maio de 2011
Palácio das Convenções do Anhembi, Avenida Olavo Fontoura, 1209 – Santana – São Paulo – SP

Promoção/Organização: Francal Feiras – www.francal.com.br – (11) 2226.3100
AES – Sociedade de Engenharia de Áudio – www.aesbrasil.org – (21) 3269.0970
EMBRASEC – Editora e Eventos – www.embrasec.com.br – (11) 2979.0806

Site Brasil Rádio Show: http://www.embrasec.com.br/brasilradioshow/
Site AES Brasil EXPO: http://www.aesbrasilexpo.com.br

Mais Informações
Acerta Comunicação
Silvia Caseiro
11-9494-8352
silviaimprensa@gmail.com

Confira a Programação Atualizada:

MÓDULO A – Institucional – Propaganda – Mercado

17 de maio – Terça Feira

O RADIO DIGITAL MORREU? VIVA O RADIO DIGITAL!!
A batalha pelo formato ideal do rádio digital brasileiro estacionou por exaustão. IBOC e DRM não se firmaram e outros formatos mal foram testados. É hora de deixar a digitalização pra lá e partir para outros formatos? Insistir no que já está aí? Ou tentar um sistema nacional como a TV? Confirmados: André Barbosa – Casa Civil da Presidência da República, Ronald Barbosa – Diretor Técnico da ABERT, Marco Túlio – Gerente de Tecnologia do Sistema Globo de Rádio e Flavio Archangelo – pesquisador da área de rádio. Horário: às 9 horas.

A REGULAMENTAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES VAI PEGAR EM SUA RÁDIO?
A regulamentação das Telecomunicações é assunto na mídia, no Congresso, em organizações pró e contra. Mas estas mudanças vêm mesmo? Quais serão e como afetam o rádio? O rádio vai ter posições próprias ou vai seguir o que for decidido para a TV como em outras leis. Enfim, aprovada, a nova legislação vai pegar? Confirmados: Diretor do Departamento de Outorgas do Ministério das Comunicações, Dermeval da Silva Junior, Dr. Rodolfo Machado, do Departamento Jurídico da ABERT, João Brant, da Intervozes e Heródoto Barbeiro. Horário: às 11 horas.

A SALVAÇÃO DO RÁDIO AM
Decadente na recepção nos grandes centros, inexistente para o público jovem, inviável nos testes de digitalização, qual será o destino do Rádio AM? Uma nova proposta prevê a migração das emissoras de AM para os canais 5 ou 6 da TV analógica ou para um canal da TV digital. Será o renascimento do rádio dos pioneiros ou ao menos, será a melhor saída? Confirmados: Hilton Alexandre – líder do Fórum de AM, o engenheiro João Eduardo Ferreira, da empresa MTA. Horário: às 14 horas.

PRODUÇÃO INDEPENDENTE DE RÁDIO? DEPENDE
Ao contrário da TV, o rádio não dá espaço para a produção independente. E a solução da regulamentação parece não ser suficiente para as emissoras se abrirem. Há futuro na produção independente? As rádios públicas podem dar o exemplo? Horário: às 16 horas.

O RÁDIO QUE NÃO É RADIO
Cada vez mais o rádio é linguagem, independente da plataforma. Os podcasts já alcançam grandes audiências; empresas descobrem o rádio institucional. Portais têm rádios, rádios têm sites, internautas têm web rádios. Pra onde vai a audiência? E pra onde vai o dinheiro? Confirmados: Luciano Pires – Podcaster e palestrante, David Jill, da Best Rádio Brasil, Leo Lopes, da Radiofobia. Horário: às 17h30.

18 de maio – Quarta Feira

O MERCADO APROVEITA O MELHOR DO RÁDIO?
Ok , sem ressentimentos. Vamos olhar pra frente e falar do que o rádio tem de melhor: eficiência publicitária, segmentação, audiência tecnologia e profissionalização. Confirmados: Hugo Rodrigues, CEO e vice-presidente de criação da Publicis, moderador: Paulo Rosa, editor do Adnews. Horário: às 9 horas.

OS MISTÉRIOS DA CRIAÇÃO PARA O RÁDIO
As agencias continuam criando pouco e mal para o rádio, com as gloriosas exceções de sempre. Nos cursos de comunicação a presença do rádio definha. Como fazer as agencias e seus criativos (re) descobrirem o rádio? Confirmados: diretor da Ediouro, Lula Vieira, o diretor da Nova Estratégia, Lula Guimarães, presidente da JMCom, Claudio Venâncio, responsável pela realização do Festival Universitário de Comunicação – FUC. Horário: às 11 horas.

UMA IDEIA SEM TAMANHO: NOVOS FORMATOS EM RÁDIO
As boas ideias precisam ter 30 ou 60”? Os outros meios se adaptaram: outdoor faz apliques, os jornalões se deixam embalar em sobrecapas, TV faz merchandising. E o rádio? Confirmados: Fernando Campos, da Agência Santa Clara, Carlos Rubens Doné, diretor de mercado da Rádio Itatiaia, e Tula Minassian, da Play It Again. Horário: às 12 horas.

QUEM TOCA O NEGÓCIO?
Como melhorar a capacitação dos gestores de rádio? A direção artística continua ocupada por locutores e produtores com algum tino gerencial . É o suficiente? Já há uma gestão profissional das áreas de talentos? Confirmados: os radialistas Carlos Townsend, Luis Fernando Magliocca e Chico Paes de Barros. Horário: às 14 horas.

DEBATE INSTITUCIONAL
Direto ao ponto: como aumentar o faturamento do rádio? Como aproveitar todo o potencial de negócios? Quem falta envolver e quais são as prioridades? Confirmados Guilherme Sztutman, da APP, Carlos Rubens Doné, diretor de mercado da Rádio Itatiaia, e Toninho Rosa, ex-superintendente comercial da REDE TV. Horário: às 16h30.

19 de maio – Quinta-feira

DEBATE TÉCNICO – 9 horas.

A COMUNICAÇÃO DA UNIVERSIDADE
A academia e o Rádio têm um histórico de distância, um certo estranhamento e pouquíssima intimidade. A produção acadêmica atende ou ao menos faz sentido para o Rádio? Confirmados: Luciano Maluly – USP, Álvaro Bufarah- chefe da pós-graduação de Rádio da FAAP, Rui Jobim – Escola do Rádio. Horário: às 14 horas.

A COPA DO MUNDO É NOSSA E JÁ COMEÇOU
Ao contrário dos estádios e da infraestrutura, o Rádio está adiantado para a copa do Mundo. Os primeiros movimentos já começaram. Mais emissoras transmitindo, programação, oportunidades comerciais. Vamos bater uma bola sobre o assunto. Confirmados: Ricardo Gandour, diretor de conteúdo do Grupo Estado, André Mizrahi – Gerente de Projetos Especiais SGR. Horário: às 16 horas.

RÁDIOS CUSTOMIZADAS
A recente experiência com rádios customizadas já tem alguns anos e já dá pra saber se está dando certo e se é um caminho para o rádio. E as experiências pioneiras, como foram? Confirmados: Leonardo Soares – Oi FM, Zeca Almeida Prado – Fast 89. Horário: às 17h30.