A 15ª edição da Bienal do Livro se aproxima e o jornal O Globo organizou uma série de ações para este evento, um dos maiores do calendário cultural do país. No dia 1º de setembro, quando a feira será aberta à visitação, o Globo irá publicar, encartado no jornal, um suplemento especial com a programação completa da Bienal. O suplemento também será distribuído gratuitamente na entrada dos pavilhões do evento.

O Prosas na Bienal, que vai contemplar quatro bate-papos nos quais autores serão entrevistados por jornalistas do Globo, será realizado no stand da Livraria da Travessa, sempre às 15h (à exceção de Thalita Rebouças, que será às 14h). O foco serão os públicos infantil e juvenil, e os convidados são Eduardo Spohr (sábado 03), Daniela Chindler (domingo 04), Thalita Rebouças (sábado 10) e Guto Lins (domingo 11). No local, uma “mini-redação” envidraçada poderá ser vista pelo público, de onde a equipe de jornalistas farão a cobertura do evento, em tempo real. Repórteres e fotógrafos estarão preparando, diretamente da Bienal, as matérias que serão publicadas no Globo do dia seguinte. Eles também abastecerão o hotsite criado especialmente para a ocasião, além de alimentarem com a máxima agilidade o Twitter do caderno Prosa & Verso (@prosaeverso). O endereço do hotsite é www.oglobo.com.br/cultura/bienal2011.

Com o objetivo de estimular o prazer pela leitura, O Globo preparou ainda uma série de pequenos vídeos que serão exibidos em um telão no stand da Bienal, e publicados no hotsite. O fotógrafo Leonardo Aversa registrou em vídeo personalidades como Chico Buarque, José Wilker, Sérgio Sant’Anna e Maria Flor, lendo trechos de seus livros favoritos.

A 15ª edição da Bienal do Livro acontece entre os dias 1º e 11 de setembro, no Riocentro.