O Bradesco acaba de lançar sua tipografia proprietária, a Bradesco Sans. Abaixo os detalhes:
- Após a última mudança realizada na logomarca do Banco, que trouxe mais modernidade e maior aplicabilidade da marca para as novas mídias, o Bradesco optou por também apostar em uma tipografia corporativa proprietária.
- Assim como a sua logomarca, a nova tipografia reforça a identidade e o rejuvenescimento da marca e reforça o processo contínuo de modernização no que diz respeito ao emprego de fontes.
- Essa é a primeira vez que o Banco lança uma fonte proprietária, a Bradesco Sans, que traz detalhes sutis que fazem alusão aos cortes diagonais característicos do design da nova logomarca.
o A criação da nova tipografia é do tipógrafo Fábio Haag, com coordenação da Epigram Superunion e o Design Team de Bradesco, junto com a Publicis, responsável pela comunicação institucional.
- No briefing para elaboração da nova fonte, a recomendação era criar uma tipografia proprietária baseada em dois pontos principais: que fosse funcional, de fácil leitura/legibilidade, atemporal e minimalista.
- O objetivo do Banco era que a nova fonte, além de diferenciada, e funcional, atendesse à todas as necessidades de comunicação, com aplicabilidade para mídias diversas, mas também para o uso corporativo (por exemplo, em formulários e sistemas).
- Além disso, a nova tipografia corporativa deveria ser capaz de complementar a revitalização realizada na logomarca do Banco, preparada para os novos tempos e as novas mídias.
- O processo de criação durou cerca de 7 meses. Foram apresentadas mais de 20 opções de fontes. Dessas, duas foram finalistas até se chegar à Bradesco Sans, que será implantada gradativamente pela instituição em todos materiais e canais.
- A escolha do nome se deu naturalmente, por ser uma tipografia corporativa proprietária levaria o nome Bradesco. O termo Sans é o termo técnico do estilo da fonte (sem serifa = sans serif).
- “No processo de redesign da identidade visual, entendemos que a criação de uma tipologia proprietária era necessária para evidenciar a personalidade da marca e assim facilitar reconhecimento e conexão imediatos com as pessoas”, comenta Márcio Parizotto, diretor de marketing do Bradesco.