Reconhecida por sua qualidade 100% agave, uma das tequilas mais vendidas no México traz a divertida festa popular mexicana como mote de sua campanha

Diferente do Brasil, o feriado de Finados no México não é motivo para tristeza. Na terra de Frida Kahlo, a data coincide com as comemorações do Día de los Muertos, uma das festas mais divertidas e populares do país e que agora chega ao Brasil como parte da nova campanha da tequila El Jimador.

A tradicional festa, que segundo a crença popular é o momento em que os mortos têm permissão divina para visitar parentes e amigos, é celebrada entre os dias 01 e 02 de novembro e leva todos os anos milhares de mexicanos a enfeitarem suas casas, prepararem as comidas preferidas daqueles que se foram e saírem às ruas fantasiados com as famosas caveiras coloridas.

E foi inspirada nesse conceito de trazer vida à data que a J. Walter Thompson desenvolveu para El Jimador uma série de ativações em São Paulo, reforçando o mote da campanha: “A vida é muito curta para beber qualquer tequila”.

A campanha buscou uma interação entre os festejos do Día de los Muertos e a qualidade de El Jimador para apresentar um conceito divertido, bem-humorado e com a cara da marca. “Uma das coisas que o Dia de Los Muertos nos lembra é que a vida é muito curta e devemos aproveitá-la da melhor maneira possível. Utilizando esse insight, criamos o conceito que ‘A vida é muito curta para beber qualquer tequila’, com o objetivo de mudar a percepção do consumidor de que ‘todas tequilas são iguais’, mostrando que el Jimador é 100% agave, mais suave e saborosa”, ressalta o gerente de marketing de El Jimador, Caio Almeida.

Para ele, o importante é beber tequila da maneira que mais lhe agrada, sem regras determinadas, mas com responsabilidade. “Queremos encorajar o consumidor brasileiro a ter uma nova experiência em relação à categoria, oferecendo uma tequila Premium, produzida na tradicional Casa Herradura, 100% agave – o que atesta sua qualidade. Também vamos promover diferentes maneiras de consumo, tanto em shots, como em drinks”.

Entre as novas maneiras de tomar shots, El Jimador sugere o Abacashot, que troca o limão e o sal por um pedaço de abacaxi. Já entre os coquetéis, a marca recomenda o Paloma Lime, um dos drinks de tequila mais consumidos do México, que mistura de refrigerante Citrus, suco de limão e muito gelo.

Como parte das ações, o público pôde conferir a festa To Muerto, a primeira ao estilo Reggaeton no Brasil, realizada no dia 28 de outubro, em parceria com a agência Sheeeins, no Villagio JK. A campanha também contempla o lançamento de um pack comemorativo (R$ 99,90).

El Jimador tem a maior média de crescimento acumulado da categoria nos últimos cinco anos, com incremento de dois dígitos desde sua introdução no Brasil em 2010.