Nos últimos anos, o público consumidor de óculos mudou os hábitos e as atitudes em relação ao produto em questão. Para acompanhar essa mudança, a empresa criou uma campanha de grande impacto que utiliza a música hit dos anos 80 “Eu Uso Óculos”, escrita por Herbert Vianna e originalmente interpretada pelo seu grupo Paralamas do Sucesso.

A antiga percepção era que usar óculos era sinônimo de algo “antiquado” e motivo de piadas entre os amigos. Hoje, a imagem é outra: usar óculos atinge todos os públicos, abrange um universo de todas as classes sociais e idades, criando uma imagem moderna, de inteligência, status e beleza. Seu uso difundido começa a se mostrar como um acessório colecionável e voltado a atender situações com modelos exclusivos e diferentes para compor o visual do dia.

Assim, a intenção das Óticas Carol em investir nesta grande campanha é trabalhar o tema “Eu Uso Óculos” mostrando que usar óculos é legal, divertido e estiloso: um acessório de moda, que compõe o look dos dias de hoje, motivando o público que já usa, dando orgulho, e gerando a vontade de usar óculos em quem tinha uma percepção negativa sobre este produto.

Segundo Afonso Fávero, diretor da agência Comunicação Explícita, responsável pela criação da campanha das Óticas Carol, “voltamos aos anos 80 e buscamos o hit ‘Eu Uso Óculos’, que exalta o modelo de percepção da época, evocando todos os problemas que o uso do óculos provia. Desta forma, alteramos a letra e reconstruímos a percepção através da combinação de um modelo afirmativo, pontuando situações do uso de óculos com naturalidade e bem-estar”, afirma.

“Trabalhamos um modelo de comunicação extremamente forte, envolvente, com alta percepção de valor e grande reconhecimento para a marca Óticas Carol. Um trecho da música mostra explicitamente o orgulho de usar óculos, que é a premissa de toda a nossa campanha”. Afirma a diretora de marketing Rejane Machado.

“Agora, as meninas do Leblon olham só pra mim, eu uso óculos!
Porque você só olha pra mim!
Periga você não acreditar, mas eu nasci de óculos
Eu fui sempre assim!!!”

Essas frases são apenas parte da letra alterada, que traduzem bem a idéia de alto astral, a base de comunicação para a rede Óticas Carol. A força de assumir um hit musical popular e remodelar um novo conceito traz um impacto positivo e relevante na construção da reputação de marca junto ao mercado.

As pessoas que estrelam a campanha têm espírito jovem e transparecem felicidade. A cartela de cores utilizada é grande, são usados elementos que remetem à natureza e os ambientes são alegres. Tudo para mostrar o quanto pode ser , divertido e moderno usar óculos.

Associada a oportunidades de varejo, a campanha vem acompanhada de ofertas co-brand e excelentes preços promocionais, além de completo mix de cross mídia e de ponto-de-venda para amplificar o volume de negócios da rede em todo o Brasil. Como divulgação estão sendo veiculados filmes de 30” e 15” com oferta e filmes de 30” sem oferta – assim como ações de mídia online, ações em redes sociais, mídia TV ou rádio em todas as cidades que a marca possui loja, entre outros.

Ficha Técnica:

Produto: Campanha Eu uso Óculos – Mormaii
Anunciante: ÓTICAS CAROL
Clientes: Ronaldo Pereira/Rejane Machado/Fernanda Lusa
Agência: Comunicação Explícita
Diretor de Criação: Afonso Fávero
Criação: Afonso Fávero, Gianpietro Oliveira, Gabriel Cardoso, Gustavo Vota e Liege Cypriano.
Release campanha: Jane Mary Guimarães
Diretor de Atendimento: José Alves Neto
Atendimento: Luciana Freitas
Planejamento: Afonso Fávero e Mariana Corrêa
Mídia: Flávia Tonon/Fabiana Trabulsi
Produção Gráfica: Daniel Pedroso e Camila Simi
Direção: Jeff Chies
Produtora do filme: Cia de Cinema
Fotografia: Aderi Costa
Making of: Cia de Cinema

https://www.yousendit.com/download/TEhWeFVha0RrYUFaQ2NUQw