A informação de que a RIM anunciou sua retirada do mercado de consumo é completamente equivocada. A companhia está comprometida com seus clientes (finais e corporativos). A empresa anunciou seus planos de focar seus esforços em seus pontos mais fortes e em sua base de clientes corporativos, mas foi muito explícita ao explicar que continuará trabalhando para se fortalecer em segmentos específicos de consumo. Entre esses pontos fortes, encontra-se o BBM, além da segurança e da gerenciabilidade da plataforma da empresa.
Na semana passada, com relação aos resultados financeiros, o CEO da RIM, Thorsten Heins, afirmou que:
• A RIM anunciou que voltaria a se focar em negócios corporativos, mas também mencionou seus esforços em competir no segmento de “traga seu próprio dispositivo” (para o trabalho), o que inclui o desenvolvimento de uma proposta atraente para o mercado de consumo.
• Antes do lançamento do BlackBerry 10 e durante o resto do ano fiscal de 2013, é imprescindível para empresa apoiar as vendas de produtos com BlackBerry 7 para manter a base de assinantes. Para isso, a companhia pretende incentivar as vendas de smartphones BlackBerry 7 de maneira agressiva, estimulando usuários de produtos mais antigos da BlackBerry a migrar para o BlackBerry 7, e atraindo clientes de celulares mais avançados para o BlackBerry 7 para sua primeira experiência com um smartphone.
• Novos dispositivos BlackBerry 7 devem ser lançados nos próximos meses para revigorar a posição da empresa no segmento de smartphones
de entrada e apoiar seus esforços de crescimento contínuo da base de assinantes com a migração de usuários de celulares avançados para smartphones.
• A companhia está buscando parcerias para oferecer ao consumidor conteúdos e características de consumo que não são centrais à proposta de valor BlackBerry, como aplicativos de mídia.
Post explicativo da RIM: http://blogs.blackberry.com/