A Nintendo disse que os games em três dimensões do seu novo console portátil podem afetar a visão das crianças de 6 anos ou menos.
A tecnologia 3D é a grande aposta das empresas de eletrônicos e games. Mas, em meio à expectativa de crescimento, a Nintendo afirmou em um comunicado que alguns especialistas acreditam que existe a possibilidade de as imagens em 3D “afetarem o desenvolvimento da visão nas crianças pequenas”. A tecnologia, que não requer o uso de óculos, envia imagens distintas ao olho direitoe ao olho esquerdo.
O comunicado, sem data, apareceu em uma seção do site da empresa dedicado ao novo console portátil, o Nintendo 3Ds, que tem a capacidade de reproduzir games com efeito de três dimensões na tela.
A Nintendo se uniu a empresa como Sony e Toshiba, que também já advertiram os consumidores sobre os efeitos negativos de assistir a vídeos ou jogar games em 3D. A Sony recomendou que as pessoas levem seus filhos para consultar um médico antes de permitir que eles joguem os games 3D no PlayStation 3. A Toshiba, por sua vez, disse que os adultos devem ficar de olho nas crianças pequenas enquanto elas estiverem assistindo programas e filmes nas novas televisões 3D que não necessitam de óculos.
As três empresas também têm dito que a tecnologia pode fazer com que adultos se sintam mal fisicamente.
A maioria dos aparelhos 3D vendidos atualmente dependem de um tecnologia que envia rapidamente imagens separadas para cada olho, o que dá a sensação de profundidade. As empresas tem apostado no 3D para impulsionar uma nova expansão de vendas de televisores, filmes e games.
O novo 3DS da Nintendo, a versão mais recente do seu portátil, começa a ser vendido no Japão em fevereiro. Ele chega na Europa e nos Estados Unidos a partir de março.
Fonte: Link – Estadão