A Nextel divulga o balanço anual do Instituto Nextel, ONG voltada para a formação integral de jovens em situação de risco social. Em 2011, foram investidos R$4 milhões nas quatro unidades do Instituto, o que permitiu a formação de 839 jovens no curso “Teleatendimento e Informática”, do Programa Conexão Direta, sendo 182 alunos em São Paulo, 133 em Campinas, 244 em Salvador e 230 no Rio de Janeiro. Outros 50 jovens receberam o diploma de “Web Design” do Programa Conexão Digital, disponível na sede da capital paulista.
Desde o início das atividades, em 2007, mais de 2000 jovens foram beneficiados pelos cursos de formação integral, sendo que cerca de 70% foram absorvidos pelo mercado. “Temos obtido excelentes resultados que se superam a cada ano, com o aumento de inscritos e de formandos, além da ampliação de nossa atuação com a abertura de novas estruturas. Nossa expectativa é termos em operação 40 Institutos até 2015”, afirma Wandreza Ferreira, gerente de Responsabilidade Social da Nextel.
Os cursos do Instituto Nextel são voltados para jovens de 15 a 24 anos, em situação de risco social, que tenham concluído o ensino médio ou que sejam estudantes de escolas públicas. Os interessados devem participar de um processo seletivo que acontece sempre nos meses de maio e outubro. Além de toda a infraestrutura das unidades, os alunos recebem ticket alimentação (cesta familiar), material didático e pedagógico, uniforme e têm acesso a bens culturais, em que participam de diversas excursões, visitas a museus, teatros, entre outras atividades.