Netshoes lança aplicativo que personaliza a navegação e recomendação de produtos

Por meio do aplicativo, o consumidor poderá pesquisar produtos, realizar compras e acompanhar o status da entrega a qualquer momento e em qualquer lugar

A Netshoes anuncia o lançamento do Netshoes App, seu novo aplicativo mobile para estreitar o relacionamento com seus clientes. Por meio dele, a loja virtual busca reforçar o posicionamento mobile dentro da estratégia da empresa de oferecer a melhor experiência ao consumidor. Criado em parceria com a desenvolvedora de estratégias de mobilidade Taqtile, o aplicativo já está disponível gratuitamente para dispositivos com sistema operacional iOS (Apple).

Hoje, aproximadamente 10% dos visitantes únicos mensais da Netshoes acessam a loja por meio de um dispositivo móvel. Dessa forma a empresa oferece ao consumidor uma nova plataforma e espera integrar, além de uma boa experiência de compra, mais uma opção de relacionamento entre a marca e o cliente. “O app integra nosso plano estratégico para mobilidade. Em 2011, lançamos o site mobile, o Netshoes Click em 2013 e recentemente uma nova versão adaptativa do nosso site para celulares. Agora, trazemos mais uma novidade: um canal complementar que agrega nossos serviços”, explica Rodrigo Nasser, Diretor de Estratégia e Negócios da Netshoes. “A decisão de onde comprar é do cliente. A nossa missão é oferecer o maior número de opções possíveis, sempre com a melhor experiência possível, para que ele escolha a mais adequada ao seu perfil”.

O aplicativo está integrado com o usuário nas diversas plataformas e canais da Netshoes. “Hoje o cliente é multicanal e crosschannel. Precisamos aproveitar as características e contextos de uso de cada plataforma para oferecer sempre a melhor experiência, mas sempre de forma integrada. Por isso, uma das funcionalidades do app é a sua integração com os outros canais de venda Netshoes, seja no desktop ou o site mobile. Se o cliente iniciar uma navegação, ou processo de compra no desktop ou pelo site mobile, ele poderá continuar pelo aplicativo. A experiência com a Netshoes deve ser única, mesmo com a mudança de plataforma”, afirma Nasser. Assim como o “Carrinho”, a “Lista de Desejos” do usuário também está conectada entre as plataformas e o consumidor pode receber notificações em casos de novos produtos no estoque e até promoções personalizadas.

O aplicativo apresentará ao consumidor, logo na primeira tela, os produtos que se encaixam ao perfil de compra ou de navegação no momento. “A partir da análise do perfil e da navegação do cliente, selecionamos entre os 40 mil artigos esportivos das 25 categorias quais são os produtos mais adequados para ele em cada momento de interação”, afirma o executivo.

O cliente que escolher comprar um produto pelo Netshoes app conta também com a funcionalidade “Compra com um Clique”. Pensando na navegabilidade do consumidor, essa solução permite ao usuário pré-cadastrar os dados de seu cartão de crédito para o pagamento. Assim, poderá finalizar seu pedido sem ter de reinseri-los. “Essa funcionalidade teve alta adoção na plataforma mobile. Facilitar o processo de compra é sempre importante para oferecer uma boa experiência e, consequentemente, aumentar as conversões”, comenta Rodrigo.

Os consumidores também poderão acompanhar o status da entrega de seu pedido pelo app. A Central de Relacionamento da Netshoes, que opera 24 horas nos sete dias da semana, também está disponível na novidade mobile por meio de chat para atender solicitações dos clientes.

A Taqtile desenvolveu o App em parceria com a Netshoes a partir de um processo de consultoria, a Fábrica de Ideias, que analisa o comportamento e a relação do consumidor com a marca para criar uma experiência relevante que facilite a sua vida. “É muito gratificante trabalhar com uma empresa brasileira que está disposta a entender a fundo o comportamento do consumidor e que nos deu liberdade de criar uma solução que servirá de referência para varejistas do Brasil e do mundo”, diz Danilo Toledo, sócio e fundador da Taqtile, empresa brasileira que desenvolveu soluções para AT&T, Dollar General e o comitê de posse do Presidente Barack Obama.

O Netshoes App em breve estará disponível para Android. Em julho de 2013, a empresa lançou o Netshoes Click, primeiro app mobile do mundo que permite aos usuários identificarem modelos de tênis a partir de uma foto do produto desejado e já disponível para os usuários dos principais sistemas operacionais.