A nova marca foi inspirada na energia e emoção proporcionada pela prática esportiva
A Netshoes, maior e-commerce de artigos esportivos do mundo, apresenta hoje (17/02) seu novo posicionamento e identidade de marca. Alinhada com a prática da companhia, a novidade traduz uma marca esportiva global e dinâmica. As mudanças serão percebidas pelos clientes da empresa na loja virtual, nas embalagens, nos anúncios, e-mails, nas redes sociais e em todos os outros canais de contato, incluindo a Central de Relacionamento, que passa a também adotar uma linguagem mais objetiva e esportiva.
O posicionamento de marca, o novo logotipo, a identificação visual e verbal são resultados de um ano de estudo de branding realizado em parceria com a consultoria Interbrand. “A Netshoes busca ser referência em e-commerce especializado em esportes no mundo. A empresa já atua no Brasil, Argentina e México e, com essa iniciativa, passamos a ter um posicionamento global de marca. Nossa missão é inspirar e transformar a vida das pessoas com mais esporte e lazer”, explica Renato Mendes, gerente de marketing & comunicação da Netshoes.
O estudo considerou a opinião de clientes, potenciais clientes, colaboradores, parceiros e permitiu transmitir os atributos da Netshoes para o novo logo ao resumir as informações visuais. “Ouvimos os diversos stakeholders e optamos por uma comunicação direta, sem assinaturas ou elementos associados a regiões ou datas, por exemplo. Por esses motivos, escolhemos uma nova tipografia e apenas a palavra ‘Netshoes’ para compor a imagem”, revela Mendes. Essa é segunda alteração emblemática do logotipo da empresa desde seu ano de fundação em 2000. A primeira ocorreu em 2007, após o fechamento das lojas físicas e com a inauguração da operação totalmente dedicada à internet.
Ainda segundo Renato, um dos objetivos da mudança do logo é transmitir movimento e energia do esporte aos consumidores. Para isso, as imagens utilizadas em todos os pontos de contato da Netshoes com o consumidor buscam inspirar a atividade física, desde a profissional até a prática pelo entretenimento. Além disso, a empresa passa a adotar uma ampla paleta de cores mais vivas como pink, roxo, laranja, amarelo, verde e azul. “Cada pessoa possui uma relação diferente com o esporte, que pode ser uma caminhada no final de semana, uma atividade de alta performance ou até mesmo o simples gesto de torcer pelo clube do coração. A Netshoes é uma marca democrática como o esporte e é para os atletas de todos os níveis. Por isso, temos mais de 25 categorias esportivas e cerca de 40 mil produtos na loja virtual e nosso objetivo é sermos capazes de inspirar a todos e demonstrar todo esse conteúdo de diferentes formas”, diz.
A identidade verbal da empresa também foi reformulada, desde atendimento ao cliente até a comunicação interna. Os colaboradores da loja virtual passaram por workshops de cultura e tiveram contato em primeira mão com a novidade, que prevê um vocabulário mais esportivo, descontraído e direto. “Nosso cliente está acostumado com a internet. Precisamos passar mensagens rápidas, precisas e criativas para atingi-los da maneira mais próxima possível”, explica Mendes.
A Netshoes também investirá em campanhas na internet, revistas e jornais comunicando a transição para a nova marca. “Desejamos que as pessoas entendam melhor como a loja virtual pode ajudá-las a ter uma vida mais saudável por meio de qualquer atividade física, independentemente do esporte, idade, objetivo ou local. Tudo no tempo delas”, finaliza Renato Mendes.