Setembro teve 42% no aumento das vagas, e festas de fim de ano devem aumentar ainda mais as contratações

Faltando exatamente dois meses para as festas de final de ano, marco que sempre movimenta o setor de contratações, mostra um crescimento. Segundo a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), apontam que o setor de indústrias devem liderar o setor seguido pelo mercado alimentício, farmacêutico agora para outubro, já que em setembro as contratações subiram 42%. Agora nos meses novembro e dezembro é a vez do comércio e serviços subir ainda mais a disponibilidade de vagas.

Para o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), há um claro sinal de que as mudanças nas estruturas e no mundo do trabalho estão chegando para ficar, principalmente no trabalho home office. Leandro Rampazzo, CEO da Godiva Propaganda, concorda com os dados "No final do ano sempre temos muito mais demandas e por isso há a necessidade da contratação destes funcionários temporários ou freelancers, o que já é uma consolidada tendência no mercado" afirma. Ainda segundo a Asserttem dos contratados temporariamente cerca de 20% são efetivados.

Pensando nisso, Leandro Rampazzo, CEO da Godiva Propaganda elaborou 5 dicas de como ser efetivado no trabalho temporário.

1) Mantenha um currículo atualizado

Crie um currículo digital com no máximo duas folhas, com linguagem simples e leitura amigável, com layout profissional e convidativo. Como? Bom espaçamento entre linhas, destaques em negrito somente para as informações que devem ser ressaltadas, poucos sublinhados para não poluir. Cursos tecnológicos são um diferencial, áreas como marketing digital, inteligência artificial e segurança da informação cresceram bastante durante a pandemia

2) Atente-se no seu comportamento

Em tempos de entrevistas remotas, evite usar gírias, abreviações e outros vícios de linguagem que as redes sociais acabam incorporando. A vaga pode ser para atendimento virtual e vai se destacar o candidato que demonstrar a melhor maneira de se expressar. Além disso, é importante se atentar as suas redes sociais, com certeza os gestores irão buscá-las para analisar seu comportamento.

3) Tenha flexibilidade e adaptabilidade

Requisito sempre destacado é como você se porta com a equipe. Seus gestores estão atentos a como você lida com os desafios que trabalhar em conjunto trás. Pedir ajuda e funcionar bem dentro do quadro de funcionários é um diferencial. Entenda os valores e a cultura organizacional da empresa. Além de cumprir horários mesmo em home office, adapte-se às rotinas da empresa e dos seus colaboradores.

4) Enxergue o presente agindo pelo futuro

Enxergar o trabalho temporário como efetivo, querer aprender sobre como funciona a empresa, ser proativo só somam pontos! Seja notado pelo seu esforço, empatia e determinação! Converse com o seu gestor sobre o interesse em ser efetivado no cargo.

5) Seja o diferencial

Essa é a dica mais importante, mostre o seu trabalho e o porque você quer estar ali, a atitude positiva de um funcionário contagia a todos, e com certeza será uma contribuição muito importante para a equipe. Torne isso visível e faça as coisas com paixão e determinação.