Comunicação mostra a relação de cuidado da mulher brasileira com seus cabelos e tem índice elevado de engajamento nas redes sociais
A autoestima da mulher brasileira está intimamente ligada à relação que ela tem com seu cabelo. A linha Natura Plant reconhece e valoriza essa relação oferecendo produtos que ampliam as possibilidades de tratamento fio a fio, tornando-se uma grande aliada quando o assunto é cuidado com os cabelos. É com esse mote que a empresa lança a campanha assinada pela Taterka “Natura Plant. Você muda, a gente cuida”, que estreou no último dia 10 de outubro no intervalo do Jornal Nacional.
No ar até o final deste mês, a comunicação é composta por dois filmes conceituais nas versões de 60” e 30” e dois de produtos nas versões de 30” e 15”, além de vinhetas de 5” e 7”, que irão ao ar em canais da TV aberta. Além disso, a linha Natura Plant patrocina a novela Fina Estampa e o programa Bem Estar, ambos da rede Globo e o programa Domingo Espetacular da rede Record.
As peças pretendem mostrar a relação de cumplicidade da mulher com seus cabelos. “A mulher brasileira tem um cuidado especial com os cabelos e é o que vamos comunicar na nova campanha. A linha Natura Plant traz o que as brasileiras procuram: produtos específicos que combinam tecnologia e ativos naturais”, explica Maria Lúcia Roscoe, diretora de unidade de negócios da Natura.
Ao longo do desenvolvimento dos produtos que compõem a linha Natura Plant, a marca realizou pesquisas com cerca de 3 mil mulheres para trazer as fórmulas mais adequadas aos diferentes tipos de fios. Natura Plant tem um jeito único de cuidar dos cabelos e, por isso traz tratamentos sob medida para as necessidades específicas de cada fio, com resultados visíveis desde a primeira aplicação.
“A Natura procura entender os diferentes perfis de suas consumidoras e a comunicação reforça esse conceito da marca e valoriza a beleza feminina”, diz Eduardo Simon, Sócio e Diretor de Operações da Taterka.
Ações diferenciadas – Além da campanha em mídia eletrônica, a Natura, por meio de sua agência online, ID\TBWA criou uma FanPage da linha Plant no Facebook. A proposta é abrir mais um canal de comunicação para que os consumidores possam interagir com a marca, assistindo aos filmes e compartilhando com os amigos. Em uma iniciativa inédia, a s consumidoras poderão marcar suas amigas em cada mulher retratada no vídeo da campanha, compartilhando com suas amigas o conceito de homenagem a diversidade da mulher brasileira, que a marca quis transmitir com a campanhaSó na primeira semana de lançamento (10 a 16 de outubro), a Fanpage ultrapassou o número de 20.000 fãs, sendo que 15.000 deles estão comentando ou interagindo ativamente nas páginas de Natura Plant. Igor Puga, diretor executivo da ID\TBWA comenta que “estamos muito satisfeitos com a ação. Atingimos em poucos dias uma taxa de engajamento de 89% – o dobro da média registrada pelas fanpages do Facebook.”
A agência também criou, em parceria com a Taterka, uma ativação de marca realizada em cinema da cidade de São Paulo. Foram vendidos 2.556 ingressos para 11 sessões do filme “Os Três Mosqueteiros 3D”, exibido em 14, 15 e 16 de outubro. O cliente que optasse pela sessão do filme nos dias escolhidos para a campanha e que efetuasse a compra do ingresso pela internet era convidado a oferecer um depoimento sobre a mulher que lhe acompanharia ao cinema. O depoimento seria exibido durante a sessão que os dois estivessem. No total, 11 depoimentos foram exibidos nas salas e em breve serão disponibilizados nos sites das redes sociais da Natura.
Ficha técnica
Ficha Técnica Natura Plant Declaração
Título: Natura Plant Declaração
Duração: 1×60” / 1×30”
Cliente: Natura Cosméticos S.A
Produto: Natura Plant
Agência: Taterka Comunicações S.A.
Direção de Criação: Marcelo Lucato
Criação: Marcelo Lucato, Maneco Pires e Cilene Matano
Diretor de atendimento: Eduardo Simon
Atendimento: Alessandra de Albuquerque, Carlo Sabino e Carolina Walton
Aprovado por: José Vicente Marino, Guto Pedreira, Leticia Capobianco, Luiz Rizzo, Vanessa Giannotti e Monica Gregori
RTV: Iracema Nogueira Lima e Marina Fridman
Produtora: Produtora Associados
Diretor: Rodrigo Lewcovickz
Fotógrafo: Marcelo Durst
Atendimento produtora: Fernanda Gomes / Mariana Fiordelice
Montagem: Wilson Fernandes
Finalização: TVC
Trilha Sonora: Banda Sonora
Produção: Equipe Banda Sonora
Ficha Técnica Natura Plant Produto
Título: Natura Plant Produto.
Duração: 1×30” / 1×15”/ 1×7”/1×5” .
Cliente: Natura Cosméticos S.A.
Produto: Natura Plant.
Agência: Taterka Comunicações S.A.
Direção de Criação: Marcelo Lucato.
Criação: Marcelo Lucato. Maneco Pires e Cilene Matano.
Diretor de atendimento: Eduardo Simon.
Atendimento: Alessandra de Albuquerque, Carlo Sabino e Carolina Walton.
Aprovado por: José Vicente Marino, Guto Pedreira, Leticia Capobianco e Luiz Rizzo.
RTV: Iracema Nogueira Lima e Marina Fridman.
Produtora: TVC e Produtora Associados.
Diretor: Jr Júnior e Rodrigo Lewcovickz
Fotógrafo: Jr Júnior.
Montagem: Wilson Fernandes.
Finalização: Equipe Finalizadora TVC
Coordenação de Produção: Madio Chiarella Filho
Diretor de Produção: Waldomiro “Penna” Golçalves
Trilha Sonora: Banda Sonora.
Produção: Equipe Banda Sonora.
Sobre a Natura
A Natura é a maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de venda direta. Criada em 1969 a partir de um laboratório e uma pequena loja em São Paulo, hoje a empresa possui mais de 7 mil colaboradores e registrou no ano de 2010 receita líquida de R$ 5,1 bilhões, um crescimento de 21,1% em relação ao ano anterior. O lucro líquido foi de R$ 744,1 milhões. A Natura está presente no Brasil, Argentina, Peru, Chile, México, Colômbia e França – onde mantém uma loja e um centro-satélite de pesquisa e tecnologia. Sua força de vendas é formada por mais de 1,2 milhão de consultoras, sendo mais de 1 milhão no Brasil e cerca de 200 mil no exterior.