MICROSOFT LANÇA WEBSÉRIE
Produção com a participação de Seu Jorge mostra como a tecnologia melhora a vida das pessoas e será lançada em grande evento no Rio de Janeiro
“Um computador com Windows 7 abre novas possibilidades.” Com esse posicionamento, a Microsoft lança uma nova campanha de comunicação focada nos meios digitais e nas redes sociais. Desenvolvida pela Wunderman, agência de interatividade e relacionamento do Grupo Newcomm, a ação destaca os benefícios que um computador traz para o consumidor, como o acesso a um vasto universo de conhecimento, a melhoria de vida, a socialização e a diversão.
A iniciativa contempla uma websérie com quatro episódios e em formato de novela. As Crônicas de um PC estreia no site www.windowsblog.com.br/pc no dia 7 de junho e gira em torno de uma protagonista real, Cilene Medeiros da Silva Pereira, de 28 anos. A produção revela como a moradora de Rio das Pedras, no Rio de Janeiro, conseguiu modificar sua vida e a de sua comunidade por meio do computador e das interações possibilitadas por ele e pela internet.
“A ação é inovadora e muito especial para nós, pois mostra como as pessoas descobrem as mais importantes ferramentas de uso da tecnologia em casa e de que forma estas tornam-se parte do cotidiano e melhoram a qualidade de vida dos consumidores”, afirma Priscyla Alves, gerente geral de Windows Consumer da Microsoft.
Os depoimentos de Cilene retratam a realidade atual de grande parte dos usuários de computador no Brasil e são complementados pela participação do próprio computador – que ganha vida por meio da locução do cantor Seu Jorge. “O formato escolhido para a série permite compartilhar com o maior número possível de pessoas em todo o mundo uma experiência transformadora, ao mesmo tempo evidenciando a incrível evolução tecnológica a que cada vez mais milhões e milhões de pessoas têm acesso”, avalia Paulo Sanna, vice-presidente de criação da Wunderman.
Todos os vídeos também têm caráter tutorial, ajudando os consumidores a aproveitar ao máximo os recursos do Windows 7. O primeiro episódio mostra o contato que Cilene mantém com sua família via webcam. Em seguida, o espectador aprende como usar uma videochamada pelo Windows Live Messenger. Já o segundo vídeo gira em torno da transformação da casa da protagonista em uma verdadeira lan house comunitária e acentua a importância da segurança em um computador compartilhado, explicando como criar várias contas de usuários no computador. O tema do terceiro episódio é o compartilhamento de fotos e vídeos via Movie Maker.
Para finalizar, o último episódio mostra uma grande festa na casa de Cilene, tendo como ápice a gravação do evento de lançamento da websérie. Este ocorrerá no dia 6 de junho, na Fundição Progresso, no bairro carioca da Lapa, e contará com show de Seu Jorge. A ocasião também marcará a concretização de um sonho: Cilene, que espera um dia atuar na área de eventos, participará da organização da festa ao lado da equipe da agência Rio 360º. A Microsoft também levará mais de 200 moradores de Rio das Pedras à Fundição Progresso.
A Wunderman criou ainda uma campanha digital com veiculação nos principais portais nacionais e ações de social media no Twitter e no Facebook para divulgar a série. O primeiro episódio também será
exibido em destaque na home do YouTube e o computador – personagem “interpretado” na websérie pelo Seu Jorge – ganhará um blog.
A criação da ação é de Adriano Abdalla, Raphael Willians, Vinicius Mariano, Ricardo Diniz, Felipe Galiano e Luis Paulo Allegretti, sob direção de criação de Adriano Abdalla, Rodrigo Jatene e liderança de Paulo Sanna, vice-presidente de criação. A produção é da Fuego Digital, que também assina a produção de som com a S de Samba.
Download de imagens: http://bit.ly/mCCMdj
FICHA TÉCNICA
Título: “As Crônicas de um PC”
Agência: Wunderman
Cliente: Microsoft
Produto: Windows 7
VP de Criação: Paulo Sanna
Direção de Criação: Adriano Abdalla e Rodrigo Jatene
Conceito: Paulo Sanna, Adriano Abdalla, Raphael Willians, Vinicius Mariano
ACD: João Paulo Martins
Redator: Vinicius Mariano, Ricardo Diniz
Diretor de Arte: Felipe Galiano, Luis Paulo Allegretti
Motion Design: Diogo Mangiacavalli, Fabiana Abreu
Atendimento: Marcus Tavares, Paulo Rocha
Gerente de Projeto: Piter Rodrigues
Produtora: Fuego Digital
Produtora / Som: Fuego Digital, S de Samba
RTV: Andreza Cursino
Aprovação cliente: Haryston Oliveira, Julia Kahn
Perfil – Cilene
Cilene Medeiros da Silva Pereira tem dez irmãos e nasceu em Logradouro, na Paraíba. Aos 17 anos, chegou ao Rio de Janeiro para morar com a prima, trabalhar e continuar os estudos (e assim conseguiu completar o 2º colegial). Seu primeiro emprego no Rio foi como babá, mas hoje, aos 28 anos, ela é vendedora de joias e roupas. A moça é casada com o motoboy Ênio, com quem vive na comunidade de Rio das Pedras. O primeiro computador com o qual Cilene teve contato foi o do colégio onde estudava, que contava com oficina de informática. No computador do tio de Ênio, que utilizava na época do namoro, Cilene colocava em prática o que aprendia nas aulas. Depois do casamento, ela juntou dinheiro, comprou um computador e instalou a internet comunitária que existe em Rio das Pedras. Foi ao aprender a mexer no computador e a acessar a internet que a vida de Cilene se transformou. Com a popularização das redes sociais, ela fez novas amizades e retomou contato com pessoas da sua cidade natal. Passou a jogar online e a postar fotos e vídeos. O computador também mudou a forma de se comunicar com os parentes na Paraíba e em outros estados. Pela webcam – utilizando o Messenger -, por exemplo, ela consegue falar com a mãe e as irmãs. E foi também pela webcam que Cilene conheceu seu afilhado, Anthony, para quem criou a comunidade “Amamos o Anthony”. Nos fins de semana, Cilene costuma se reunir com as amigas do bairro. Juntas, organizam jantares ou festinhas na laje. Com frequência, essas “reuniões” são fotografadas e filmadas e depois o material todo vai parar na internet. Além das redes sociais, Cilene utiliza o computador para fazer download de arquivos e compras. Um de seus sonhos é ter uma lojinha de roupas e joias. O outro é trabalhar com a organização de eventos.
Sobre a Microsoft Brasil
Fundada em 1989, a Microsoft Brasil possui 14 escritórios regionais em todo o país e gera localmente oportunidades diretas na área de tecnologia para mais de 18 mil empresas e 495 mil profissionais. Nos últimos oito anos, a empresa investiu mais de R$ 134 milhões em projetos sociais, levando tecnologia a escolas, universidades, ONGs e comunidades carentes. É uma das 109 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, empresa líder mundial no fornecimento de software, serviços e soluções em tecnologia da informação, que ajudam empresas e pessoas a alcançarem seu potencial pleno.
Central de relacionamento com as Mídias: Insiders
Acesse também: @microsoftbr
Sobre a Wunderman
A Wunderman Brasil é uma das principais agências de relacionamento e interatividade do país. A operação brasileira é hub criativo da rede na América Latina. Com a Wunderman Technologies, unidade de negócios com sede própria na Grande São Paulo, exporta serviços de produção digital para países da América do Sul, Estados Unidos e Europa. Fundada nos Estados Unidos em 1958 por Lester Wunderman, atualmente a Wunderman conta com 135 escritórios no mundo. No Brasil, a agência está presente desde 1978 e desde 2004 faz parte do Grupo Newcomm – associação entre o empresário Roberto Justus, CEO do Grupo, e a holding britânica WPP, maior conglomerado de comunicação do mundo.
Acesse também: @WundermanBrasil