Líder em comércio eletrônico na América Latina, empresa inaugura Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Palo Alto, Califórnia (EUA)

O MercadoLivre, empresa de tecnologia líder em comércio eletrônico na América Latina, anuncia a abertura de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento no Vale do Silício, Califórnia, EUA. Com um investimento inicial de US$ 1 milhão, o escritório inicia suas atividades com uma equipe de cinco pessoas e tem como objetivo estar inserido no centro tecnológico mais importante da atualidade.

“A chegada no Vale do Silício é um marco nestes 12 anos de história da nossa empresa. A partir desta ação, manteremos uma relação fluída com importantes empresas e investidores que atuam na região. Esta proximidade irá fomentar novas ideias e experiências, que complementam o funcionamento dos polos de desenvolvimento tecnológico que temos na Argentina”, destaca Daniel Rabinovich, Chief Technology Officer (CTO) do MercadoLivre.

O novo escritório está localizado em Palo Alto e será liderado por Rodrigo Benzaquen, diretor de Infraestrutura, que atua no MercadoLivre desde o início da empresa, em 1999, e se tornou um dos pilares da área de tecnologia. Liderou alguns dos projetos mais importantes da companhia, como a virtualização dos servidores e do Data Center do MercadoLivre.

API
Tecnologia é considerada o coração do negócio do MercadoLivre. A empresa investe por ano entre 5% e 7% de sua receita nesta área e conta com cerca de 300 profissionais de tecnologia que desenvolvem internamente todo o software da plataforma em Buenos Aires e na província de San Luis, também na Argentina.

Atualmente, os esforços em tecnologia estão direcionados para a abertura da plataforma do MercadoLivre via APIs e webservices, um dos maiores desafios tecnológicos da empresa. A ideia é atrair parceiros e desenvolvedores para a criação de ferramentas e aplicativos que tornem a experiência de compra e venda cada vez melhor. Além disso, abre um amplo universo de parcerias e possibilidade de novos negócios. “As APIs já são uma realidade no MercadoLivre. Estamos trabalhando com aplicativos desenvolvidos por parceiros estratégicos, como a Navita e o nosso recém-lançado app para BlackBerry, com o intuito de promover mais flexibilidade e dinamismo à plataforma”, afirma Helisson Lemos, diretor geral do MercadoLivre Brasil.

O MercadoLivre tem crescido exponencialmente nos últimos anos, tornando-se o principal ecossistema de comércio eletrônico da América Latina e ocupa a posição de oitavo site de e-commerce mais acessado no mundo, segundo métricas da comScore. No primeiro semestre de 2011 vendeu mais de 22,5 milhões de produtos, um crescimento de 32% sobre o mesmo período do ano anterior, atingindo um volume US$ 2 bilhões. Tem operação em 12 países da América Latina além de Portugal, registrando um total de 58,4 milhões de usuários cadastrados. Desde 2007 tem ações negociadas na Nasdaq (NASDAQ:MELI)