O levantamento foi realizado pela Rede Mundial ICOM em maio. Para Diretor Regional da ICOM para América Latina e Presidente da RINO COM, Rino Ferrari Filho, o panorama no Brasil entre as agências de médio porte não é diferente

O mercado mundial de publicidade está em alta para as agências de média porte. É o que acabam de mostrar os resultados de uma pesquisa realizada em maio pela Rede Mundial ICOM de agências independentes, junto a 38 executivos de suas agências, em 28 países.

A ICOM possui agências baseadas em 55 países e faturamento anual superior a US$ 2,5 bilhões. Fundada em 1950, tem sede em Rollinsville, Colorado (EUA).

De acordo com os dados do levantamento, os orçamentos dos clientes (budgets) estão maiores do que em 2010. O número de lançamentos denovos produtos cresceu, bem como a confiança dos clientes no ambiente de negócios.

Outro aspecto revelado pela pesquisa é que, segundo os executivos entrevistados, a demanda das empresas clientes se reorientou mais para o fortalecimento da marca do que para resultados imediatos de vendas.

“A RINO COM como representante exclusiva da ICOM no Brasil está entre as mais otimistas, com a conquista de novos clientes comoBiscoitos Triunfo, Quero/Heinz, Tietê Plaza Shopping e NEI, assim como pelarevigoração do budget de vários clientes que já estavam na casa”, afirma Rino Ferrari Filho, Presidente da RINO COM e Diretor Regional da ICOM para América Latina. “O Brasil não chegou a viver uma recessão de negócios; pelo contrário, foi beneficiado pelo momento difícil vivido pelos países desenvolvidos”, comenta.

Resultados – As agências de 24 países disseram que a perspectiva domercado é de melhora dos negócios, em relação a 2010; três afirmaram ainda não sentir sinais de melhora; e apenas uma (Espanha) reportou um cenário ainda pior.

Agências em 15 países tem a expectativa de que o budget de seus clientes aumente pelo menos 10%; outras 4 esperam crescimento de apenas 1 dígito.

As agências, exceto a da Espanha, esperam forte crescimento em todas as modalidades de comunicação digital; 16 citaram Relações Públicas como área de forte crescimento; 15, rádio/TV; 13 below-the-line; 13 eventos e marketing direto.

Os setores de negócios com investimentos crescentes mais citados pelas agências foram o automobilístico, o imobiliário, os serviços financeiros, as viagens e turismo.

Em relação a aprendizados recentes, decorrentes das dificuldades econômicas de seus países, apontaram a necessidade de assegurar retorno ao cliente e fazer recomendações super focadas; trabalhar duro pelos resultados dos clientes, mesmo com budgets menores; controle de custos; expandir significativamente sua capacitação para comunicação digital; reagir rapidamente aos problemas e com extrema flexibilidade; e escolher clientes e projetos mais cuidadosamente.

SOBRE A RINO COM
Fundada em 1962, a RINO COM é uma agência 100% brasileira. É responsável por diversos e marcantes cases da propaganda brasileira e é uma das agências pioneiras no trabalho de comunicação integrada, com o uso harmônico de todas as ferramentas de comunicação convergindo para os mesmosobjetivos. É o que a Agência chama de “Olhar Total”.
A RINO COM integra a ICOM – Rede Global de Agências Independentes desde 1993 e seu presidente, Rino Ferrari Filho, é atualmente também o Diretor Regional para América Latina.
FONTE:
Rino Ferrari Filho, Presidente da RINO COM e Diretor Regional da ICOM para América Latina – 11- 3886 8300