Em São Paulo e região, o GRAACC, a Casa Ronald McDonald São Paulo e a TUCCA receberão mais de R$5 milhões no total

O Instituto Ronald McDonald comemora um novo recorde de arrecadação do McDia Feliz. A maior campanha nacional em prol de crianças e adolescente com câncer superou todas as expectativas e arrecadou R$ 17,3 milhões em todo o Brasil, um crescimento de 33% em relação aos R$ 13 milhões obtidos no ano passado. Em São Paulo e região, três instituições serão beneficiadas: O Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC), a Casa Ronald McDonald São Paulo e a Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (TUCCA).

Em parte da capital paulista e nas cidades de Barueri, Osasco e Taboão da Serra, a arrecadação com a venda de sanduíches Big Mac® (descontados os impostos) no dia 27 de agosto, tíquetes antecipados e produtos promocionais totalizaram R$ 4,3 milhões. Esse valor será revertido para o hospital do GRAACC e para a Casa Ronald McDonald São Paulo, instituição que oferece hospedagem, alimentação transporte a suporte psicossocial às crianças e adolescentes longe de suas cidades de origem em tratamento do câncer no GRAACC. Os recursos da campanha serão investidos na manutenção das atividades do hospital do GRAACC – recursos humanos, materiais de consumo, centro cirúrgico, UTI pediátrica e Centro de Transplante de Medula Óssea; e da Casa Ronald McDonald São Paulo.

A TUCCA receberá R$751 mil, valor arrecadado nos restaurantes McDonald’s da Zona Leste de São Paulo e Guarulhos. A instituição destinará os recursos à construção da Casa de Apoio, que ficará em um terreno a 200 metros do Hospital Santa Marcelina, em Itaquera (SP).

O McDia Feliz é o dia de maior movimento no ano nos restaurantes da rede. Em 2011, somente no último sábado de agosto, foram vendidos 1,6 milhão sanduíches Big Mac® em todo o país, o que contribuiu para a arrecadação recorde. Também somaram para o sucesso da campanha a comercialização de tíquetes antecipados e de produtos promocionais, como camisas e canecas vendidos pelas instituições.

Toda a arrecadação da campanha será revertida para 73 projetos de 59 instituições de todo o Brasil, que irão beneficiar cerca de 30 mil crianças e adolescentes em tratamento oncológico e familiares.

Ao longo dos últimos 23 anos, os recursos da campanha têm viabilizado a implantação de unidades de internação, ambulatórios, salas de quimioterapia, casas de apoio e unidades de transplante de medula óssea, entre outros projetos em benefício de crianças e adolescentes com câncer. Todos estes projetos têm ajudado a transformar a história da oncologia pediátrica brasileira. Se há 30 anos, as chances de uma criança com câncer ser curada eram de 15%, hoje este índice pode chegar a 85%, desde que os pacientes sejam diagnosticados precocemente e tratados adequadamente.

A destinação e utilização dos recursos é acompanhada pelo Instituto Ronald McDonald, além de passar por auditorias que atestam a transparência do processo. Todas as informações sobre arrecadação e destinação de recursos são disponibilizadas nos Relatórios Anuais de Atividades, disponíveis no site www.instituto-ronald.org.br.