Em palestra gratuita, professora Cláudia Colnago apresenta como estruturar e praticar o relacionamento de negócios de maneira eficaz
Por conta da vida agitada, com diversas atividades diárias, muitos profissionais deixam em segundo plano o relacionamento com pessoas que trabalham em outras empresas, não praticando o chamado networking. Para auxiliar no desenvolvimento das diferentes formas de manter a rede de contatos ativa, o PROFUTURO/FIA – Programa de Estudos do Futuro da Fundação Instituto de Administração – abre inscrições para palestra gratuita sobre o tema, que acontecerá em 16 de agosto, a partir das 8h30, na unidade educacional Vila Olímpia da instituição, em São Paulo.
Na ocasião, Cláudia Colnago, professora da FIA e especialista em comunicação pessoal como ferramenta de trabalho, abordará sobre como os executivos e outros profissionais podem definir seu perfil e, com isso, traçar estratégias para montar e praticar o networking.
“Não basta somente enviar um e-mail para alguém perguntando como a pessoa está e achar que isso é uma prática de networking. Este aspecto vai muito além e não há uma regra. É preciso verificar qual o melhor modo que cada profissional tem de se relacionar com as outras pessoas e, a partir disso, traçar um planejamento”, afirma Cláudia.
A acadêmica, que trabalha com executivos de alta liderança, informa que, apesar da rotina complicada, manter um relacionamento genuíno, pode se tornar um ponto positivo para o profissional. “Atualmente, grande parte das oportunidades de emprego são preenchidas por indicação e, com uma boa rede de relacionamentos, o executivo tem um grande ativo profissional na busca por novas oportunidades e, desta forma, todos os envolvidos no processo ganham”, comenta.
Apesar de não haver uma regra sobre as práticas mais adequadas de networking, a professora lista alguns tópicos comuns em qualquer prática de relacionamento de negócios. São elas:
· Manter um ponto em comum com quem o profissional se relaciona, seja um mesmo interesse ou mesma área de atuação;
· Contato pessoal para estreitar o relacionamento e proporcionar uma situação agradável para ambos; e
· Uma comunicação clara e objetiva.
As inscrições para a palestra podem ser feitas pelo site http://networking-comunicacao.questionpro.com/.
Serviço
Palestra Networking e Comunicação: relacionamentos e negócios
Data: 16 de agosto de 2012
Horário: das 8h30 às 10h
Local: FIA – Unidade Educacional Vila Olímpia – Rua do Rocio, 109 – São Paulo
Informações: www.fia.com.br/profuturo
Inscrições: http://networking-comunicacao.questionpro.com/
Sobre o Profuturo: o Profuturo (Programa de Estudos do Futuro), que faz parte da FIA (Fundação Instituto de Administração), foi criado em 1978 e tem por missão auxiliar empresas e instituições públicas e privadas a aprimorar seus processos de planejamento, para que possam prever e lidar com as transformações do seu ambiente de negócios, aproveitando as oportunidades para construir um futuro desejável. Apóia projetos de estudos prospectivos e desenvolvimento de tecnologia de indústrias e outras organizações. O Programa conta com uma equipe de engenheiros, administradores e economistas, além de especialistas externos como colaboradores e convênios de cooperação com outras instituições.
Sobre a FIA:
Eleita por três vezes, desde 2005, como a melhor Escola de Negócios do Brasil a FIA, um dos mais conceituados e respeitados centros educacionais do País, com mais de 30 anos de atuação no setor. A Instituição de Ensino Superior (IES), credenciada junto ao MEC (Ministério da Educação), atua em três frentes: ensino, pesquisa e consultoria, capacitando-a para desenvolver estudos e prestar serviços nos mais variados campos de especialização da Administração.
Todos os MBAs oferecidos pela instituição alcançaram credenciamento junto à The Association of MBAs (AMBA), sediada em Londres, que referencia importantes escolas de negócios pelo mundo. Além de o MBA da FIA ser classificado no criterioso Executive MBA Ranking, ranking do jornal Financial Times que avalia os melhores MBAs executivos em âmbito global, o MBA da FIA se destaca pela qualidade de seu grupo de alunos, reconhecido como o 7º mais experiente do mundo. Em 2010 a FIA recebeu o prêmio Revista European CEO como a Escola de Negócios mais inovadora da América do Sul.