Novo formato segue a tendência da varejista de integrar sistemas físicos e digitais para melhorar a experiência do consumidor

YmN2Y1QDOGJTJ1QDOGJTJyIzMyYkMlIDOwMTMf1SNx0yXt92YuIHct1SaGJTJGJTJBNTJwRHdopTO

O Magalu inaugurou, nesta quinta-feira (14), sua primeira loja virtual com formato renovado. Essa é a primeira unidade do modelo que será o novo padrão de loja virtual da empresa. Agora, o ponto físico conta com grandes telas, local para exposição e experimentação de aparelhos conectados e, até, um espaço para que a cidade use para eventos, palestras, apresentações etc. A primeira unidade fica em Barra Bonita, interior de São Paulo.

O conceito de loja virtual foi inaugurado pelo Magalu em 1992. Ele é o escolhido pela companhia para atender cidades com um número menor de habitantes. Antes, no entanto, a loja se resumia a mesas e computadores, sem entregar uma experiência diferenciada ao cliente. Agora, o ponto de venda foi digitalizado, o número de produtos expostos aumentou e telas interativas vão entregar a informação de produtos e serviços para os clientes, entre outras atualizações. “Esse é o primeiro passo na direção de uma loja física focada na experiência e não só na venda. Queremos que o cliente sinta prazer em estar em um ponto físico do Magalu”, afirma Fabrício Garcia, vice-presidente do Magazine Luiza. “Teremos as lojas mais bonitas, interativas e tecnológicas do Brasil.”

O Magalu tem mais de mil lojas – sendo 200 delas virtuais -, em 18 estados do Brasil. Todas as lojas virtuais inauguradas, daqui pra frente, vão seguir este modelo. Aos poucos, a empresa vai reformar as antigas para que entreguem a mesma experiência.

Nas novas lojas, o cliente tem acesso aos mais de 12 milhões de produtos do Magalu, que vão desde eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos de pequeno e grande porte e móveis a fraldas, produtos de limpeza, pet etc. Além disso, os novos pontos físicos vão oferecer serviços digitais que podem ser usados em plataformas como Google Pay, Spotify, Netflix, entre outras.

As lojas físicas do Magazine Luiza são estratégicas para a logística. Com elas, a companhia consegue entregar mais rápido para a região que estão instaladas, já que cria uma nova rota para abastecimento do ponto. Além disso, o cliente pode retirar o produto nos pontos físicos, com o sistema “Retire na Loja”, responsável por 30% das vendas online — o e-commerce corresponde a 48% do total de vendas do Magalu. “Em toda cidade que abrimos uma loja física, nosso online vende mais. É a prova de que nossa estratégia de ser uma plataforma digital, com pontos físicos e calor humano’ é acertada”, diz Garcia.