Categorias
Comunicação

Lek Trek, o famoso “franguinho da Sadia”, completa 50 anos em 2021


Mascote da marca será homenageada com ações especiais em todo o país durante o mês de outubro

Um ícone de inovação, carisma e praticidade, que conquistou o coração de gerações de brasileiros ao apresentar, de forma divertida, muitos produtos alimentícios diferentes, saborosos e únicos que transformaram os hábitos de consumo ao longo das décadas. Esse é o Lek Trek, também conhecido como o “Frango da Sadia”.

Um dos mais queridos personagens do marketing brasileiro está comemorando seu quinquagésimo aniversário em 2021, e para celebrar a ocasião, a Sadia, marca mais valiosa do Brasil e Top of Mind 2020, vai homenagear seu mais ilustre “colaborador” com uma campanha especial durante o mês de outubro. 

Serão ações na TV, redes sociais e até mesmo uma exposição temática em Concórdia (SC), berço da Sadia. As celebrações vão mostrar não só a evolução dos traços do Lek Trek ao longo dos anos, mas reforçar toda sua importância para a consolidação da Sadia como uma das marcas mais fortes e inovadoras do país. 

Campanha na TV e no digital para conectar gerações 

A campanha publicitária especial elaborada pela Africa em homenagem ao aniversário do Lek Trek estreia com um filme na TV e promete trazer novas ativações em todo o país, em diversas ações offline e digitais. 

O filme mostra a evolução do design do personagem e como eles se conectaram aos principais lançamentos de Sadia ao longo dos últimos 50 anos. Assim, a Sadia reforça como o Lek Trek foi fundamental para conectar a marca com os brasileiros, apresentando ao público os principais benefícios de produtos como pratos prontos congelados, lanches prontos e empanados. 

As redes sociais, como Facebook e Instagram de Sadia, trarão conteúdos divertidos, que conectam o Lek Trek com os principais ícones da cultura pop mundial. Pôsteres vão mostrar como a mascote se mantém contemporâneo por acompanhar os ícones de cada década, preservando sua modernidade e a jovialidade, sempre conectando as evoluções no design. 

Os tiktokers também poderão entrar na festa. Isso porque Lek Trek estará presente para um Challenger que desafiará os usuários a dançar e se engajar com seu aniversário. Para isso, a Sadia trará uma nova versão da música tema da marca, remixada a partir de um hit de grande sucesso nacional. 

Outra ação interativa será álbum de figurinhas virtual exclusivo do personagem, valendo cupons de desconto no e-commerce da BRF, o Mercato em Casa, https://www.mercatoemcasa.com.br. A dinâmica conduzirá o usuário a clicar nas áreas vazias de cada figurinha, para ter acesso a uma pergunta. Caso escolha a figurinha correta, que responde à questão, o espaço será preenchido com o “cromo” correspondente. Ao completar o álbum, o desconto no Mercato em Casa será liberado. O álbum está disponível em https://www.sadia.com.br/lektrek50anos

E para inaugurar as ações, a Sadia abriu uma exposição temática no Memorial Attílio Fontana, em Concórdia (SC), cidade de fundação da marca. A celebração acontece graças à importância da mascote para a marca, que visa também homenagear gerações de colaboradores e presentear a cidade berço da Sadia. Na exposição, que ficará aberta ao público até novembro, os apaixonados pelo Lek Trek poderão conferir de perto a evolução do traço do personagem, sua trajetória e todas as curiosidades em torno de uma das mascotes mais queridas do Brasil. 

“A Sadia é a marca mais admirada do Brasil e o Lek Trek tem muito disso. Ele nasceu como ‘o frango mais veloz do mundo’ e assim continua nas casas, nas cozinhas e nos corações dos brasileiros”, comenta Sergio Gordilho, copresidente e CCO da agência Africa. “Outras mascotes foram criadas depois disso, mas nenhuma conseguiu acompanhar seu sucesso, muito provavelmente pelo Lek Trek ter saído do traço de um gênio como o Petit”. 

Uma história contada em imagens 

O simpático mascote foi criada por Francesc Petit em 1971 e primeiramente batizada como “Frango Veloz”. Sua apresentação ao público foi em campanha publicitária para o lançamento do frango defumado Sadia. Para marcar a inovação do item e valorizar a rapidez do preparo, nasceu o personagem. Seu design foi inspirado nos pilotos de automobilismo, por isso vestia óculos e um capacete de corrida, representando que Sadia é uma marca sempre atenta aos avanços tecnológicos para trazer ganho de tempo na rotina. 

Iniciou-se aí uma nova era, com Lek Trek apresentando produtos que materializam o propósito da Sadia de estar ao lado das famílias brasileiras, trazendo novidades cheias de sabor e praticidade que construíram muitos dos hábitos alimentares que conhecemos hoje. 

O carisma da mascote refletiria ao longo dos anos a personalidade da marca, tornando-se um dos pilares de reconhecimento e proximidade com os consumidores. Lek Trek causava tamanha comoção entre os brasileiros que, em 1985, o país inteiro se engajou no concurso cultural que enfim definiria o seu nome – um dos primeiros a serem realizados na história do marketing nacional. O concurso era inovador por si só, pois trazia um conceito que ia além de uma promoção, uma proposta verdadeiramente visionária de envolver o consumidor no desenvolvimento de elementos de construção de marca. Foi assim que o “franguinho veloz da Sadia” passou a se chamar “Lequetreque” – posteriormente alterado para a forma atual, Lek Trek. 

Ao contrário de muitos outros personagens da sua época, ele mostra-se cada vez mais contemporâneo, graças às constantes atualizações de seu design e suas marcantes participações nos lançamentos de Sadia. 

“O Lek Trek é um legado da marca Sadia e um dos pilares que reforçam os valores da marca: carisma, inovação, velocidade, afeto e praticidade. É um motivo de orgulho para a nossa história, visto que ele se tornou um ícone da publicidade nacional. Com a campanha, pretendemos celebrar sua importância para os brasileiros, já que ele faz parte da memória afetiva de gerações de consumidores e apresentou produtos que construíram muitos hábitos alimentares”, ressalta Gisela Toledo, gerente executiva da Sadia. 

Serviço – Exposição 50 anos Lek Trek 

Terças a sábados, das 14h às 19h 
Endereço: Memorial Attílio Fontana – Rua Romano Ancelmo Fontana, 675 
Centro – Concórdia/SC 
Entrada gratuita 

Link do filme: https://www.youtube.com/watch?v=WGYtcXh8mNs

Ficha técnica 

Título: Inovação 
Agência: Africa 
Anunciante: BRF 
Produto: Sadia 

CCO: Sergio Gordilho 
Diretor Executivo de Criação: Rynaldo Gondim 
Criação: Rynaldo Gondim, Pedro Guerra e Eduardo Vares 
Diretor Executivo de Criação Digital: Rodrigo Marangoni 
Diretor de de Criação Digital: Wilson Ferrari 
Criação: Bruno Cavalcante e Murilo Israel 
Gerente de Conteúdo: Dayana Teixeira 
Conteúdo: Marina Soares 
VP de Operações e Atendimento: Carolina Boccia 
Atendimento: Maira Bandeira, Débora Bettoni, Ingrid Lobo, Thais Guarlotti e Paloma Oliveira 
Mídia: Agnieszka Halina Porada, Luciana Prado, Camila Artacio, Giovanna Passo, Andreína Clemente, Gislayne Neto, Alinne Lopes, Eduardo Brandão e Paulo Henrique 
Planejamento: Aldo Pini, Fernanda Valéria e Mariana Vajas 
Produção Agência : Rodrigo Ferrari e Patricia Melito 

Produtora Imagem: Vetor Filmes 
Direção: Nando Cohen e Mateus de Paula Santos 
Direção de fotografia: William Etchebehere 
Diretor Executivo: Alberto Lopes 
Produção Executiva: Fernando Carvalho e Francisco Puech 
Direção de animação 3D: Marcos Samia 
Direção de animação 2D: Thiago Martins 
Atendimento: Natalia Wandel e Marcia Guimarães 
Montagem: Kaue Kabrera 
Coordenação de finalização: Clara Morelli e Tatiana Caparelli 
Finalização: Equipe Vetor Zero 

Produtora de Som: Raw Audio 
Direção Musical: Hilton Raw 
Atendimento: Carol Peternelli 
Produção Musical: Fernando Forni, Ricardo Pinda e Rogerinho Pereira 
Finalização: Enrico Maccio e Philip Braunstein 
Coordenação de produção: Roberio Barbosa 
Locução: Maristane Dresh 

Aprovação/Cliente: Marcelo Suarez, Gisela Toledo, Mariana Freitas, Isabella Arão, Rafael Gonçalez, Sharon Harrison e Brunna Sá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.