Usar Facebook, Twitter, Foursquare, Google+ ou Orkut dá prêmios – e isso sem ter de comprar nada ou mudar o perfil de usuário. “Trata-se de uma nova revolução nas mídias sociais”, explica o CEO da iWiin:), Sérgio Augusto, criador da ideia do Interagiu, pontuou, ganhou.

“Os internautas já interagem com as marcas e notícias on-line, e agora com o iWiin:) eles serão recompensados por isso. Quem gostar de um post patrocinado e compartilhar acumulará pontos e ganhará prêmios. O iWiin:) é simples e totalmente gratuito. Interagiu, pontuou, ganhou”, explica.

Desde 1º de setembro, os internautas já podiam preencher um cadastro no portal do iWiin:) e, depois da adesão, passaram a receber as novidades patrocinadas que, quando compartilhadas nas redes sociais, valem pontos. Acumulada, a pontuação pode ser trocada por prêmios. Os usuários também serão recompensados ao divulgar links, convidar amigos, curtir posts patrocinados, ler e replicar notícias, por exemplo.

Game virtual

Para os usuários das redes sociais o iWiin:) será como um grande game virtual. Quanto mais usuários, mais interações entre eles, mais anunciantes e mais prêmios. “Tudo acontecerá em um grande ciclo virtuoso onde todos ganham”, esclarece Augusto. Para os primeiros seis meses a meta é ultrapassar 500 mil adesões. Já para 2014, a projeção é atingir 8 milhões de consumidores, o que deverá representar 12% do total de usuários de mídias sociais naquele ano.

Interagiu, pontuou, ganhou

Um usuário moderado de mídias sociais consegue atingir a pontuação necessária para um resgate em menos de 30 dias. Já que os primeiros prêmios são a partir de 1.000 pontos. Entenda a pontuação:

Adesão – Aderir ao programa com pelo menos duas contas das redes sociais (ex. Facebook e Twitter), rende 20 pontos, 10 para cada conta.

Cadastro – O preenchimento completo do cadastro vale 20 pontos, que, somados aos 20 da adesão, já são 40 pontos.

Convidar amigos – Quem indica amigos, ganha 10 pontos por amigo que aderir ao programa. Um internauta que tenha 20 amigos que entraram no iWiin por meio da sua indicação ganha 200 pontos. Agora já acumula 240 pontos.

Interagir com um post patrocinado (clickar, curtir e/ou compartilhar) – Quem curte um post no Facebook, ganha 1 ponto. Ao clicar em um post patrocinado, ganha-se 25 pontos. Ao compartilhar um post, são mais 5 pontos. Só com essas ações de interação, ele pode somar 31 pontos por dia. E isso considerando somente com um post. Se tiver 5 posts, o acumulo de pontos pode ultrapassar 150 pontos/dia.

Prêmios

iPhone, iPad, câmera digital, carro e viagem são alguns dos itens oferecidos na pontuação máxima. Que disponibiliza também outras categorias de prêmio como digital, com downloads de aplicativos, por exemplo, e estabelecimentos em que os usuários poderão trocar pontos por créditos em serviços.

Além das premiações por acúmulo de pontos, o iWiin:) vai promover um ranking de participação. No período de lançamento, independentemente da quantidade de pontos que o consumidor tenha para resgatar, o programa dará um iPad por semana. Ganha o usuário que chegar primeiro a um número estabelecido de pontos.

Lançamento

A Abril Mídia, empresa do Grupo Abril, será a primeira marca a ter post patrocinado nos perfis da iWiin:) nas redes sociais. O iWiin:) é o patrocinador do Concurso Perfil Premiado Abril, que vai dar um VW Jetta TSI Highline ao ganhador. Quem participar do concurso concorre ao carro, que será sorteado no dia 5 de janeiro de 2012. “Na pesquisa, o consumidor informará se participa de alguma mídia social. Se a resposta for sim, ele receberá um e-mail convidando-o a participar do nosso programa de fidelidade”, conta o CEO.

A parceria também contempla usuários do iWiin:) com outros prêmios. A partir de 1.000 pontos podem ser resgatados como prêmios downloads de uma edição de alguma revista da Editora Abril, por exemplo. De 2.000 a 20.000 pontos, o consumidor pode adquirir cupons de desconto para usar nos diversos sites de e-commerce da Abril. E acima de 30.000 pontos é possível trocá-los por produtos nestes mesmos pontos de venda virtuais.