• Anúncio em página dupla revela os últimos desejos que a Kombi “gostaria de ver” realizados antes de partir definitivamente, em dezembro próximo
• Em seu “testamento”, a Kombi homenageia e retribui o afeto recebido durante toda a vida, presenteando pessoas que viveram e ainda vivem histórias e aventuras com o modelo que se tornou um ícone entre os automóveis de todo o mundo
A Volkswagen do Brasil preparou uma nova campanha publicitária sobre o fim de produção da Kombi, que se despede de seus fãs em dezembro. Neste sábado, 30 de novembro, um anúncio, em formato de testamento, será publicado na revista Veja e no jornal O Estado de S. Paulo, no qual o modelo agradece o carinho de quem fez parte de sua história e das pessoas que a escolheram como parte da vida delas. O anúncio exibe uma lista com os últimos desejos da Kombi: oferecer uma lembrança às pessoas que, de diversas formas, viveram ou ainda vivem experiências inesquecíveis com o modelo.
O anúncio faz parte da campanha criada pela AlmapBBDO para homenagear o carro, produzido no Brasil desde a década de 50. A última Kombi do mundo sairá da linha de montagem da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo, em 20 de dezembro. A primeira etapa da campanha, lançada em setembro, contava com um anúncio impresso que tinha como tema o deslançamento da Kombi e com o hotsite “www.vw.com.br/kombi”, onde usuários e fãs do modelo contam histórias vividas com ele, enviando textos, fotos ou vídeos. A partir dos relatos feitos no site, que já somam centenas de histórias, foram selecionadas as pessoas que serão homenageadas pela Kombi, citadas no anúncio-testamento, que será publicado em outras revistas nas próximas semanas.
O novo anúncio tem as mesmas cores azul e branca da série especial Last Edition da Kombi, lançada pela Volkswagen e com produção limitada a 1.200 unidades. Entre os homenageados que constam na lista da Kombi estão “Seu” Nenê, que levou a Kombi “para ver a seleção brasileira jogar mundo afora”; o australiano Jason Rehm, que viaja pelo mundo com a mulher e o filho em um modelo vermelho; Noel Villas Bôas, filho do sertanista Orlando Villas Bôas, que rodou o Brasil em uma Kombi; e até Miriam Maia, que nasceu em uma Kombi. No contexto do anúncio, a Kombi também avisa que realizará um encontro com todos os “parentes” na fábrica da Volkswagen, em uma exposição com vários modelos da marca a ser realizada no dia 8 de dezembro, além de também deixar para amigos e fãs um livro digital gratuito com histórias reais que recebeu no site.
No 15º e último item da lista de desejos, ela faz um pedido: voltar para casa. O desejo será realizado e todos acompanharão seu caminho de volta ao lar no filme criado pela AlmapBBDO e que estreará em janeiro de 2014.
Kombi Last Edition – uma série mais do que especial
A Volkswagen do Brasil lançou a série especial Last Edition da Kombi, um dos modelos de maior sucesso da marca no Brasil e que se destaca também, juntamente com o Fusca, pela maior longevidade da indústria automobilística mundial.
Com produção limitada a 1.200 unidades, a edição especial é oferecida com preço sugerido de R$ 85 mil. A edição traz itens exclusivos como pintura tipo “saia e blusa”, acabamento interno de luxo e elementos de design que remetem às inúmeras versões do veículo fabricadas no País desde 1957. As unidades são numeradas e têm placa de identificação.
A pintura da Kombi Last Edition é azul, com teto, colunas e para-choques brancos. Uma faixa decorativa, também branca, circunda todo o veículo logo abaixo da linha de cintura. As rodas e as calotas são pintadas de branco. A grade dianteira superior é também pintada na cor azul da carroceria, assim como as molduras das setas e aros dos faróis.
Os pneus com faixa branca dão um toque a mais de requinte e nostalgia ao modelo. Os vidros são escurecidos e o vigia traseiro tem desembaçador elétrico. As setas dianteiras têm lentes de cristal branco. Nas laterais também se destacam os adesivos que identificam a série especial “56 anos – Kombi Last Edition”.
História da Kombi
A primeira Kombi do mundo foi lançada na Alemanha em 1950. Ela começou a ser montada no Brasil em 1953 e a ser fabricada em 1957, antes mesmo do Fusca – é o modelo Volkswagen que está há mais tempo em produção no País. Simpática e espaçosa, a Kombi participou – e ainda faz parte – da vida das pessoas em situações que vão bem além do simples transporte de carga e de passageiros.
Até hoje, são vários os aventureiros que, a bordo de uma Kombi, viajam mundo afora, enfrentando todo o tipo de estradas e situações. Nas mãos de comerciantes criativos, ela se torna loja ambulante de acessórios de moda até lanchonetes. É brinquedo, estampa de camisetas, joias e bijuterias.
A Kombi participou de filmes famosos como “Pequena Miss Sunshine” e “De volta para o Futuro” e de músicas, como “Down Under”, da banda “Men at Work”, e a “Marcha da Kombi”, do grupo “Premeditando o Breque”, que unia música e humor. Sua aposentadoria, realmente, não poderia passar em branco.
Ficha Técnica
Anunciante: Volkswagen
Título: Campanha Kombi Last Edition
Produto: Kombi
Diretor Geral de Criação: Luiz Sanches
Diretor de Criação: André Kassu, Marcos Medeiros
Direção de Criação Digital: Luciana Haguiara, Sandro Rosa
Diretor de Arte: Benjamin Yung Jr, Marcelo Tolentino
Redator: Marcelo Nogueira, Marcelo Pignatari
Fotógrafo: Fabio Bataglia
Art Buyer: Teresa Setti, Ana Cecília da Costa
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Arquitetura de Informação: Vanessa Marques, Luiz Felipe Fernandes
Diretor de Operações: Victor Groba
Gerente de Projetos: Denise Aya Kotsubo
Diretor de Produção Digital: Fernando Boniotti
Producer: Danubia Fujita
Produtora: Inkuba
Atendimento: Gustavo Burnier, Filipe Bartholomeu, José Fernando Lopes, Ana Beatriz Moreira Porto, Aline Macedo, Fernanda Portugal
Planejamento: Cintia Gonçalves, Sergio Katz, Marcus Freitas, Denis Carvalho, Tatiana Weiss, Rodrigo Friggi
Mídia: Brian Crotty, Kauê Lara Cury, Fabio Urbanas, Daniele Valle, Katia Piccardi, Stefano Justo
Aprovação: Marcelo Olival, Carlos Leite e Ana Cristina Mota, Camila Canais