Para uma sociedade melhor, empresa aposta no afeto como elemento transformador do ser humano

“Carinho inspira carinho” é o posicionamento que vai guiar todas as iniciativas internas e externas da Johnson & Johnson do Brasil nos próximos anos e tema da campanha que a empresa acaba de lançar no País. Única patrocinadora oficial da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ no segmento de cuidados com a saúde, a empresa investe pela primeira vez em sua história de 80 anos de Brasil em uma campanha institucional que envolve as suas quatro divisões de negócios: Johnson & Johnson Produtos de Consumo, Janssen (Farmacêutica), Johnson & Johnson Medical Brasil (Aparelhos Médicos e Diagnósticos) e Vision Care (Lentes de Contato). Este é o início de uma série de ações que a corporação realizará no Brasil e que terá seu ápice em 2014.

“Carinho e cuidado estão no DNA da companhia, e com isso em mente trabalhamos para cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas, em todas as frentes do nosso negócio, desde a escolha dos profissionais que farão parte do time até a concepção, desenvolvimento e entrega de um produto”, explica Ricardo Wolff, Diretor de Marketing Institucional da Johnson & Johnson. Wolff revela a ambição da Johnson & Johnson: “queremos aumentar a percepção das pessoas sobre o poder transformador do carinho, fazendo com que elas apóiem a causa e se juntem a nós em um movimento social. Acreditamos que o mundo pode se tornar um lugar melhor por meio do carinho”.

“Carinho e cuidado estão no DNA da companhia, e com isso em mente trabalhamos para cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas, em todas as frentes do nosso negócio, desde a escolha dos profissionais que farão parte do time até a concepção, desenvolvimento e entrega de um produto”, explica Ricardo Wolff, Diretor de Marketing Institucional da Johnson & Johnson. Wolff revela a ambição da Johnson & Johnson: “queremos criar um movimento social que aumente a percepção das pessoas sobre o poder transformador do carinho, fazendo com que elas apoiem a causa. Acreditamos que o mundo pode se tornar um lugar melhor por meio do carinho”.

O carinho que a Johnson & Johnson pretende inspirar vai além do gesto, é uma atitude, uma manifestação de quem se preocupa com o outro genuinamente.

A Johnson & Johnson lança a campanha que a levará até a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™: uma oportunidade única de amplificar os valores da companhia e sensibilizar as pessoas para aderirem ao movimento.

O posicionamento também será inserido no dia a dia dos colaboradores da Johnson & Johnson “Considerando-se as quatro divisões da companhia, somos mais de 5 mil embaixadores do carinho no Brasil, e juntos acreditamos que temos o poder de inspirar as pessoas a incorporarem atitudes de carinho em sua rotina”, diz Wolff, referindo-se aos funcionários da empresa, que buscam inspirar carinho, trabalhando para um futuro melhor.

O filme

Para desenvolver e comunicar esse novo posicionamento, a Johnson & Johnson contou, globalmente, com a rede JWT. Durante oito meses, o trabalho liderado pelas JWT Brasil e Nova York, contou com o envolvimento de criativos de vários escritórios da rede. Para chegar ao posicionamento, a agência conduziu estudos em 10 países, identificando uma percepção de que há cada vez menos demonstrações de carinho no mundo atual – um contraste com as gerações anteriores.

Justamente porque o carinho está presente no DNA da marca Johnson & Johnson, a JWT propôs evidenciar esse poder transformador do carinho criando mais do que uma campanha, um verdadeiro movimento social com intuito de mudar esta situação. “Carinho inspira carinho” é a frase-tema desse movimento e assina os primeiros cinco filmes que estreiam na TV aberta, em rodízio, a partir de 08 de agosto. “Mais que uma campanha, trata-se de um convite para que as pessoas demonstrem mais carinho em seu dia a dia”, afirma Ricardo John, Diretor Executivo de Criação da JWT.

Com uma trilha emocionante, os filmes contam histórias simples, porém, inspiradoras, de como um gesto de carinho pode realmente influenciar o comportamento das pessoas. “Buscamos mostrar que o carinho está presente nas mais diversas situações, basta estarmos atentos para inspirarmos alguém ou sermos inspirados”, ressalta Ricardo Wolff.

“Missão”, “Pai e filha”, “Futebol”, “Mãe e Bebê” e “Hospital” – produzidos pela O2 Filmes – contaram com a direção de Fernando Meirelles e Kitty Bertazzi. As cenas foram filmadas em São Paulo e a maioria das famílias que aparecem no filme são reais, como explica o diretor Fernando Meirelles: “Procuramos, sempre que possível, trabalhar com pais e filhos de verdade, pois assim conseguimos maior conexão e intimidade”.

Essa é a primeira vez que Kitty Bertazzi e Fernando Meirelles dividem a direção de um filme e a combinação foi fundamental para enriquecer a produção. “Usamos duas câmeras e conseguimos captar muitos momentos especiais, o que nos permitiu criar histórias dentro das histórias. Ficamos esperando estes momentos acontecerem naturalmente com muita paciência. Trabalhar em preto e branco também ajudou a deixar estas cenas mais intimistas”, contou Kitty.

Além de veiculação em TV aberta, os filmes estarão disponíveis no Youtube (http://www.youtube.com/careinspirescare) e na página www.carinhoinspiracarinho.com.br. Ambos foram desenvolvidos pela JWT para apresentar o novo conceito e a nova identidade visual, que introduz o patrocínio à Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™. Peças de mídia impressa e ponto de venda também seguirão a nova identidade visual.

Ficha técnica:
Títulos: “Missão”, “Pai e filha”, “Futebol”, “Mãe e Bebê”, “Hospital” e “Fisioterapeuta”.
Anunciante: Johnson & Johnson
Produto: Institucional
Diretor executivo de criação: Ricardo John e Roberto Fernandez
Redator: Andrea Siqueira e Tamiris Gomes
Diretor de Arte: Filipe Cuvero
Direção de criação: Facundo Goldaracena, Roberto Fernandez, Ricardo John, Andrea Siqueira e Eric Weisberg
Planejamento: Fernand Alphen,Jonathan Disegi, Patrice Lamiral e Luiza Madeira
Mídia: Aline Moda, Daniela Heredia e Amaury Magalhães
Atendimento: Ezra Geld, Amy Frisch, Luciana Rodrigues, Bruno Yantob, Maria Sweeney,Gustavo Nobre e Rebecca Ganswindt
Aprovação cliente: Duda Kertesz, Holly Means, Ricardo Wolff, Wendy Tull Bucaro e Fernanda Folgosi
Produção de RTV: Renata Sayão e Caroline Coleman
Produtora: O2 Filmes
Diretor: Fernando Meirelles e Kitty Bertazzi
Computação Gráfica: Vetor Zero/Lobo
Produção: O2 Filmes
Montagem: O2 Filmes
Finalizador: Saulo Simão
Fotógrafo: Carlos Herbert
Produtora de som: S de Samba