Jogadoras do Corinthians comentam ação da FPF que evidenciou diferença salarial entre homens e mulheres durante Premiação do Campeonato Paulista
#PlacarPelaMudança: iniciativa da Federação Paulista de Futebol, ONU Mulheres e agência BETC/Havas foi lembrada na noite de premiação do torneio feminino, apontando mais uma vez que as mulheres recebem 20% menos que os homens
Aconteceu na noite de ontem (25/11), no Museu do Futebol, no Pacaembu, a cerimônia de premiação do Campeonato Paulista Feminino de Futebol. Além de celebrar a atual campeã equipe do Corinthians, o evento evidenciou mais uma vez a ação realizada pela Federação Paulista de Futebol que, em parceria com a ONU Mulheres e agência BETC/Havas, apontou que as mulheres recebem 20% menos que os homens, durante a partida decisiva da competição.
Artilheira do torneio, a atacante Victoria Albuquerque subiu ao palco e falou sobre a iniciativa #PlacarPelaMudança que, para evidenciar essa diferença tirou os mesmos 20% do valor de cada gol marcado no jogo do dia 16 de novembro: “Imagina se meu gol valesse apenas 0,8. Isso não seria justo. Eu quero que todo mundo entenda que nós somos iguais, e merecemos o mesmo reconhecimento e respeito que os homens merecem”. Além de Vic, outras atletas também deram seu depoimento sobre o projeto. Confira abaixo:
Depoimento Victoria Albuquerque: https://youtu.be/Reba4ZvCLvk
Entrevista Victoria Albuquerque: https://youtu.be/Dia9Sb-ZSas
Entrevista Érika: https://youtu.be/Y1xAPuhJF7U
Entrevista Gabi Zanotti: https://youtu.be/3UvltqOsY0I
Entrevista Milene Domingues: https://youtu.be/X9SqtVEna7Y
Entrevista Tamires: https://youtu.be/_l054pfLUjsRelembre a ação que aconteceu na final entre Corinthians x São Paulo:
O salário médio de uma mulher é 20,5% inferior ao de um homem, segundo o IBGE. Este dado chamou a atenção de milhares de espectadores que acompanharam a transmissão da final do Paulista Feminino 2019 ao vivo pela FPF TV, canal oficial da Federação Paulista de Futebol, organizadora da competição. O Corinthians venceu o São Paulo por 3 a 0 e sagrou-se campeão na Arena Corinthians. A ação #PlacarPelaMudança, criada pela agência de publicidade BETC/Havas para a Federação Paulista de Futebol, com apoio da ONU Mulheres, usou o resultado da grande decisão para evidenciar essa diferença, tirando os mesmos 20% do valor de cada gol marcado: em alguns momentos, o placar na tela da FPF TV exibia 0,8 em vez do número 1, ou 1,6 em vez de 2, mexendo também no placar agregado da grande final. Para explicar aos espectadores que não se tratava de um erro no placar da FPF TV, a narradora Camilla Garcia, as comentaristas Nathalia Ferrão e Juliana Santos, e as repórteres Mari Pereira e Marilia Galvão também embarcaram na ação, abordando o tema e estimulando a participação dos usuários do Facebook na discussão.