Banco desenvolveu diversos conteúdos para o site, redes sociais e para envio via SMS mostrando como clientes podem resolver suas demandas de casa, evitando o deslocamento até agências físicas
Outro foco é combater a ação de fraudadores que se aproveitam do protagonismo dos canais de atendimento remoto, munindo clientes com dicas e informações necessárias para identificar e evitar golpes
Além disso, banco resgata as “vovloggers”, personagens da campanha de 2016, que apresentam as funcionalidades dos canais digitais em campanha direcionada para o público não digitalizado
Em decorrência das medidas tomadas para diminuir o impacto da pandemia do novo coronavírus, os brasileiros estão mudando seus hábitos: para evitar aglomerações e o contato físico, demandas que eram preferivelmente endereçadas presencialmente, agora migram para o ambiente online. Por conta disso, o Itaú Unibanco reforçou diversas frentes de comunicação para que seus clientes tenham acesso detalhado a informações para resolver pendências por meio dos canais digitais e, ao mesmo tempo, para se proteger de golpes que exploram o contexto de atendimento remoto.
“Neste momento, é essencial potencializarmos a nossa presença no ambiente digital. Uma das principais orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para combater a pandemia de covid-19 é ficar em casa e evitar aglomerações. Por isso, estamos reforçando as facilidades disponíveis na jornada online e mobile para que as pessoas possam evitar ir até agências ou usar caixas eletrônicos”, afirma Renato Mansur, diretor de Canais Digitais no Itaú Unibanco.
O site do banco foi reconfigurado para dar protagonismo aos Canais Digitais, incluindo um passo a passo para aqueles que nunca usaram o App Itaú antes. A ideia é mostrar de uma forma simples e compreensível como acessar remotamente o banco e realizar, com comodidade e segurança, serviços como transferências, pagamento de cartões e boletos (vencidos ou não), desbloqueio de senha de cartão de crédito e débito, acompanhamento de pedido de cartões, consulta de saldo e extrato, de fatura de cartão, de comprovantes e investimentos, além de renegociar dívidas.
Itaú digital para todos
Além das informações disponibilizadas no site, redes sociais, SMS e push, o Itaú criou ainda uma playlist com vídeos tutoriais voltada para pessoas não digitalizadas, ainda muito acostumadas a resolverem suas questões bancárias presencialmente. Para explicar de maneira didática para esse público como usar os recursos digitais, Lilia e Neuza, as “vovloggers” que estrelaram em uma série de comerciais do Itaú em 2016, matam as saudades uma da outra por chamada de vídeo e abordam as principais funcionalidades do app – que dispensam a ida à agência, enfatizando a importância de não sair de casa durante a pandemia do novo coronavírus. As atrizes inclusive gravaram os vídeos em suas respectivas casas, remotamente, de seus próprios computadores. Para assistir o vídeo, acesse https://www.youtube.com/watch?v=9c2JF76Zk-c. Já os tutoriais estão disponíveis em www.itau.com.br/tudoemcasa.
É hora de ficar em casa. O app Itaú tem tudo para você.
Lilia e Neuza, nossas Vovloggers, são amigas há mais de 60 anos. Mas hoje elas mataram a saudade virtualmente. Afinal, não é hora de sair de casa. Nem mesmo pra ir ao banco. Até porque todo mundo pode ter um Itaú no bolso. Assista aos vídeos dessa playlist e aprenda você também a usar o app do Itaú, que tem tudo pra você ficar em … |
Itaú digital e seguro
A área de segurança corporativa do banco também desenvolveu materiais de conscientização e prevenção em diferentes formatos: vídeos, SMS, push e está utilizando o site, as redes sociais e demais canais de comunicação com clientes para impactar o maior número de pessoas e alertá-las sobre golpes, incluindo os mais recentes, que usam o covid-19 para atrair a atenção para links maliciosos.
“Fraudadores têm se aproveitado desse momento delicado para se passar pelo banco e enviar orientações falsas aos clientes, com o objetivo de capturar dados sensíveis”, afirma Richard Bento, superintendente de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco. Em posse dessas informações, criminosos podem causar prejuízos financeiros ao contratar serviços ou realizar operações em nome do cliente. “Por isso, é importante redobrar o cuidado e sempre checar a procedência de mensagens ou telefonemas com orientações sobre atualização de cadastros, já que o banco nunca entra em contato com clientes para solicitar a confirmação de senhas”, completa. O executivo também reforça a importância de ter um antivírus instalado e atualizado nos dispositivos móveis e computador: os links enviados pelos criminosos também podem conter arquivos maliciosos, instalados sem o consentimento do usuário para acessar as suas informações.
Além do phishing, um outro golpe comum é o do falso motoboy. “Aqui, o fraudador entra em contato com o cliente dizendo ser da central de segurança do banco, e informa que o seu cartão foi clonado, citando compras que não foram realizadas. Em seguida, solicita que o cliente fale ou digite a senha no telefone para efetuar o bloqueio do cartão”, explica Richard. “O cliente, então, é orientado a cortar o seu cartão de crédito ao meio e entregá-lo a um motoboy que está a caminho, supostamente para a perícia do caso. Com a senha e o chip em mãos, os criminosos podem realizar compras, saques e transferências em nome do cliente”.
Para orientar os seus clientes com boas práticas de segurança, o banco disponibiliza um canal com informações sobre prevenção à todos os golpes, que pode ser acessado pelo link: https://www.itau.com.br/seguranca/
Para mais informações sobre o uso dos Canais Digitais, acesse: https://www.itau.com.br/canais-itau/
Para conhecer todas as iniciativas do banco durante a pandemia do covid-19, acesse: https://www.itau.com.br/coronavirus/