Comunidade Empresas tem como objetivos formar rede colaborativa de empresários, além de fomentar a troca de experiências, práticas de sucesso e tendências

Utilizadas por mais de 65% dos usuários de internet, as redes sociais se consolidaram como uma ferramenta de relacionamento. De olho nesse potencial, o Itaú desenvolveu a Comunidade Empresas, ferramenta digital voltada para empresários que tem como objetivo criar um ambiente colaborativo entre empresas de diferentes portes, segmentos e setores.

A Comunidade Empresas será aberta a todo o público – independentemente de ser cliente do banco – e estará no ar para os clientes Empresas do Itaú a partir de 30 de novembro. Empresários que não são clientes poderão acessar mediante convite de algum cliente (via Comunidade) ou convite de um gerente comercial do Itaú. A ferramenta fomentará a troca de experiências, tendências, melhores práticas e cases de sucesso entre o público empreendedor, além de ser um meio para gerar novos negócios entre os participantes.

A troca de conteúdo entre empresários de todo o País se dará por meio de fóruns, comunidades segmentadas e espaço para contar a trajetória de seu negócio. O ambiente também terá conteúdo sobre temas gerais relacionados ao mundo dos negócios, mercado financeiro e empreendedorismo, além de disponibilizar espaço para tirar dúvidas com especialistas do Itaú.

“Ao disponibilizar a ferramenta ao público empresarial, o Itaú tem a intenção de provocar a colaboração dos participantes, o surgimento e a disseminação de idéias e práticas vencedoras e inovadoras, além de possibilitar a concretização de negociações e disponibilizar conteúdo de interesse para os participantes”, afirma João Carlos Borduqui, superintendente da área Empresas do Itaú.

A iniciativa, inovadora para o mercado brasileiro, não segue apenas uma tendência mundial como também está alinhada com os valores da instituição financeira, que tem como foco auxiliar os seus clientes na sustentação do seu negócio. Para isso, o conteúdo disponível na Comunidade Empresas será produzido por empresários que são referência em diferentes setores, como turismo, saúde, franquia, construção civil, educação, entre outros, por especialistas de mercado e por executivos da instituição.

“Acreditamos que oferecer crédito pelo crédito não seja o melhor caminho para transformar um empreendedor em um empresário de sucesso. Além do capital para iniciar um negócio, o banco tem papel fundamental na produção e disseminação de conhecimento que ajude o empresário a sustentar e desenvolver a sua empresa. Em nossa opinião, a Comunidade Empresas será uma poderosa ferramenta para isso”, afirma o executivo.

Seguindo essa filosofia de disseminar conhecimento relevante, o Itaú já realiza eventos no mundo “off-line” para promover o debate e melhorar o conhecimento dos empreendedores, como o Crescer Empresas, o Turbine o seu Negócio e o Cash Management, que acontecem por todo o país e que são abertos ao público, independentemente de ser cliente do banco. “A criação da Comunidade Empresas visa ampliar essa troca de conhecimento na medida em que facilitará a comunicação e colaboração entre os empresários de todo o País e o compartilhamento de informações”, finaliza Borduqui.