EGM Online revela que 85% dos brasileiros possuem computador pessoal; 52% smartphone, 31% videogame e 27% tablet. O Google é o principal buscador e o Facebook a principal rede social
Para compreender como as tecnologias estão presentes na vida dos brasileiros, a Ipsos MediaCT – área especializada em mídia, conteúdo e tecnologia da Ipsos – acaba de lançar um exclusivo estudo quantitativo online, o EGM Online.
Essa pesquisa tem como objetivo aprofundar e acompanhar o consumo e o comportamento do brasileiro em relação ao mundo digital, especificamente ao que diz respeito à conexão de rede. O levantamento foi realizado com 637 pessoas entre homens e mulheres, acima dos 15 anos, pertencentes às classes ABC, economicamente ativos e que fossem usuários de internet.
Como resultado, a Ipsos identificou que 85% das pessoas possuem computador pessoal, 91% têm acesso em casa e 87% acessam a internet todos os dias. Além disso, 52% possuem smartphone, 31% videogame, 27% tablet e 24% TV internet.
Ao serem questionados sobre as atividades que desenvolveram nos últimos três meses, 75% respondeu que enviaram e-mails, 73% visitaram redes sociais como Facebook, Orkut, MySpace e Linkedin, 71% usaram serviço de busca, 66% assistiram vídeos musicais e 62% escutaram músicas. Com isso, pode-se afirmar que 92% das pessoas que utilizaram a internet foram para comunicar, 91% para entreter e outras 85% para informar.
“Com este estudo conseguimos identificar o que tanto chama a atenção das pessoas na internet. As redes sociais fazem parte da vida dos brasileiros, eles se comunicam e se divertem nesta mesma ferramenta. É importante que as empresas estejam atentas a este tipo de canal”, afirma Diego Oliveira, diretor de contas da Ipsos Media CT.
Os brasileiros que utilizam a internet para comprar ou utilizar os sites de internet banking estão em um grupo mais restrito, ou seja, apenas 38% usam os sites de seus respectivos bancos, enquanto 25% compram ou vendem em sites como Ebay, Mercado Livre e outros 19% organizam os preparativos para viagens, dentre eles comprar passagem, reservar hotel e aluguel de carros.
O Google foi reconhecido como o principal buscador com 98% dos acessos, o Facebook é a principal rede social com 91% e o Youtube como principal site para ouvir música. Apesar de parecer extinto, 47% das pessoas ainda acessam o Orkut, 25% o Linkedin, 26% o Instagram e 21% visitam outras redes como Twitter, Google+, Skype, Badoo e outras.
Dentre os principais aplicativos baixados em smartphones as redes sociais disparam com 82%, seguido de games com 67%, GPS, direções e mapas com 56% e livros e e-Readers com 33%.
Com isso, o perfil da amostra ficou da seguinte forma: 52% das pessoas entrevistadas foram mulheres e 48% homens. 50% moram na região Sudeste, 26% no Norte/Nordeste, 16% do Sul e 8% do Centro-Oeste. Com relação a idade 33% tem entre 25 e 34 anos, 22% de 19 a 24 anos, 20% de 15 a 18 anos, 18% de 35 a 44 anos e 6% com 45 anos ou mais. 76% destas pessoas estão empregadas, 21% trabalham fora por conta própria e 3% são donos de seu próprio negócio.
Outros dados interessantes da pesquisa:
– 53% das pessoas assistem conteúdos ao vivo como, por exemplo, esportes, concertos, etc;
– 67% acessam a internet enquanto assistem TV. Destas que assistem TV 86% enviam e-mail, 67% enviam mensagens em chat com amigos ou familiares, 35% fazem atividades online para o trabalho ou colégio;
– 90% visitaram sites de mídia na última semana. 68% acessaram sites de jornais, 65% de televisão, 41% de revista, 29% de cinema e 24% em sites de rádios.
Sobre a Ipsos
A Ipsos é referência mundial em pesquisa de mercado e interpretação de dados – é a terceira maior em faturamento global, e a 1ª marca em pesquisa “survey-based” no mundo. No Brasil é a maior e mais completa empresa de pesquisas “survey based” do mercado.
A Ipsos atende mais de cinco mil clientes no mundo através de 15 mil funcionários em mais de 86 países. No Brasil, conta com mais de 800 funcionários diretos realizando mais de 70 milhões de entrevistas por ano, sendo 35 milhões online, para uma carteira de clientes que inclui praticamente todas as grandes empresas presentes no País.
Ipsos se orgulha de ser a única companhia global de investigação de mercado que ainda é controlada e gerenciada por pesquisadores.
Criada há 39 anos na França e presente no Brasil desde 1997, a Ipsos consolidou-se como a marca líder porque é a única estruturada por meio de áreas de especialização: Marketing research; Advertising and Brand research; pesquisa de Media, Conteúdo e Tecnologia; Opinião Pública; Reputação Corporativa; e Customer & Employee Relationship management. Isto garante ao cliente soluções especializadas para seus dilemas em cada área.