Inventividade, proximidade, brasilidade e diversidade são alguns dos elementos apresentados por meio do redesenho da marca
Vem cá. É com esse convite que a Casas Bahia lança seu novo posicionamento de marca. Com o mote "Nossa casa é o Brasil. Nossa causa é o brasileiro", a marca destaca que enxerga cada brasileiro como único e reforça o sentimento de estar presente na jornada do consumidor, seja pelo aplicativo, pelo site ou na loja física. A nova identidade visual nasce em alinhamento com a transformação em andamento pela companhia desde o ano passado e já pode ser vista no aplicativo que também conta com a implantação de novas funcionalidades. Como resultado, a nova marca apresenta a valorização da brasilidade. O conceito passa pelos atributos de conhecimento profundo de seus consumidores, da história da marca, confiança e identificação como referência de um local de experiência e tendência. "Esse novo posicionamento é também a tangibilização de toda a transformação que a companhia está passando e a materialização de todos os avanços que estamos trazendo no processo de compra para nossos consumidores", reforça Ilca Sierra, diretora de marketing e comunicação multicanal da Via Varejo. Há um ano a Via Varejo deu início a um processo de turnaround com a chegada da nova gestão e, durante esse período, a empresa se reinventou e inovou trazendo diversas melhorias para a empresa. No início da pandemia, a companhia acelerou ainda mais esse processo lançando serviços como o "Me Chama no Zap", que digitalizou os vendedores das lojas físicas e humanizou a compra online. A empresa também realizou melhorias na plataforma de vendas, com o objetivo de otimizar a jornada do cliente dentro da loja, com a oferta de todos os produtos disponíveis no site da marca, incluindo itens de marketplace. "Nosso time de digital está trabalhando na rápida implementação desse sistema para que o cliente possa realizar todo o processo de compra de qualquer categoria, desde eletrônicos até itens de primeira necessidade, diretamente com o vendedor e sem ter que passar pelo caixa, por exemplo", complementa Sierra. Novo aplicativo Atualmente considerado um dos principais canais de vendas da marca Casas Bahia, atingindo um pico de acessos no mês de maio, a última atualização do aplicativo da marca trouxe além da mudança da identidade visual, novas funcionalidades com um menu personalizado em formato de atalho a fim de facilitar a visualização de informações relevantes em cada etapa da jornada de compra do usuário, além de ofertar produtos e serviços direcionados baseados em comportamentos. As atualizações realizadas pelo time de tecnologia tiveram como foco a otimização da experiência de navegação e compra, o desempenho técnico e tempo de carregamento. O resultado é uma versão mais leve entre os aplicativos concorrentes, com somente 11mb no sistema Android e 60mb no iOS, e com mais opções de autoatendimento para o usuário. As páginas de produtos também passaram por ajustes com o objetivo de reduzir a fricção na busca pelas principais informações e descritivo dos itens. As notas e avaliações dos produtos também foram evidenciadas para um acesso mais rápido e ágil. Até o final de agosto, mais melhorias serão implantadas na plataforma e no site. Entre elas, a redução de etapas de checkout de 10 para 6 passos, ajustes nos filtros de busca e assistência automática de compras e comparação entre produtos similares, além de uma central de notificações, para o consumidor não perder nenhuma oferta, e fácil acesso para trocas e devoluções. Logotipo O novo logotipo da Casas Bahia nasce da força do símbolo "B" – de Bahia e Brasil – que vem como elemento importante da comunicação, representando a casa nova e o universo inteiro da marca de forma simples e marcante. A palavra "Casas" ganha destaque em negrito enquanto o elemento "Bahia" vem em uma tipografia mais leve. O desenho é simples, atemporal e flexível para todos os meios e formatos especialmente no digital. "Casas Bahia possui muita história e faz parte da memória afetiva das pessoas. Pelo menos um membro de cada família brasileira já teve contato com a marca e por isso, nossas ações devem ser planejadas com foco no futuro, mas sempre com respeito a essa trajetória e tradição", completa Sierra. |