• iFood destinará mais de R$50 milhões de sua receita em prol dos restaurantes • Mais de 100 mil pequenos restaurantes terão o equivalente a 20% de redução na comissão a cada pedido vendido • Dos 147 mil restaurantes cadastrados na plataforma, mais de 90% estarão aptos a receber o auxílio Em meio à pandemia causada pelo COVID-19, as medidas anunciadas pelo iFood para dar apoio aos estabelecimentos cadastrados em sua plataforma irão beneficiar mais de 132 mil restaurantes em todo o Brasil – atualmente, o app reúne 147 mil estabelecimentos. "O delivery tornou-se um importante aliado para a recomendação de isolamento social, mas para que se siga prestando este serviço à sociedade, é fundamental que os restaurantes reúnam condições de manter suas operações abertas, alimentando famílias, gerando empregos e renda. Por esta razão, o iFood vem trabalhando em formas de apoiar o setor", comenta Diego Barreto, VP de estratégia do iFood. A partir de 2 de abril, três grandes iniciativas serão implementadas pelo iFood: Antecipação de pagamentos Restaurantes de todo o Brasil poderão pedir ao iFood a antecipação do repasse utilizando o Portal do Parceiro. O benefício será válido para todos os parceiros com mais de 30 dias na plataforma que realizaram vendas a partir de 01 de março. Para executar a ação o iFood fez uma parceria com o Itaú, que viabilizou através da empresa de meios de pagamento, Rede. Fundo de apoio para pequenos e médios estabelecimentos Os valores do auxílio dependerão do valor de comissão que o restaurante paga atualmente ao iFood. O benefício será calculado com base no valor de cada pedido vendido. A expectativa é que ao menos 100 mil estabelecimentos tenham retorno de 20%, em média, nas taxas de cada compra realizada, gerando assim maior lucro por pedido realizado. Os restaurantes receberão o benefício de forma automática, ou seja, não precisarão fazer nenhum tipo de solicitação para começar a receber. Além disso, caso um empreendedor tenha mais de um restaurante cadastrado no iFood, ele receberá o auxílio por pedido realizado em cada um de seus restaurantes. Devolução da taxa arrecadada no ‘Pra Retirar’ A iniciativa é válida para parceiros já integrados e estabelecimentos que queiram desenvolver estrutura para instalar a solução ‘Pra Retirar’. Para essa modalidade, o benefício é automático, ou seja, todos os restaurantes que possuem ‘Pra Retirar’ receberão a devolutiva do valor das taxas diretamente no repasse. Atualmente, o recurso está presente em cerca de 120 mil restaurantes localizados em mais de mil cidades em todo o país. OUTRAS INICIATIVAS Entregadores Para garantir que os valores possam ser bem aproveitados pelos parceiros que realmente necessitam e tenham sido atingidos pela doença, o iFood considerará como aptos a receber o auxílio todos os entregadores com pelo menos uma entrega feita desde 01/02/2020, que foram liberados na plataforma até 15/03/2020, e que comprovarem a doença. A empresa considera como comprovação automática válida o exame positivo do COVID-19 e avaliará outras evidências passíveis de comprovação do diagnóstico da doença. Após abrir um chamado para reportar um diagnóstico positivo para COVID-19, o entregador terá a sua conta automaticamente inativada por 14 dias e terá até 30 dias para enviar todas as evidências necessárias para receber o valor do Fundo. Consumidores A opção pela ‘Entrega sem Contato’ também será repassada aos restaurantes por meio da comanda impressa pelo gestor de pedidos. A medida preventiva tem como objetivo proteger a saúde dos clientes da plataforma e parceiros de entrega em um momento onde a sociedade é orientada a evitar o contato pessoal. Colaboradores Reuniões internas e com fornecedores deverão ser realizadas por videoconferências. Todos os eventos presenciais, assim como viagens nacionais e internacionais, estão suspensas. |