• Esforço ecológico da empresa completa uma década e celebra um milhão de árvores plantadas em 13 países ao redor do mundo
  • Campanha ‘Tree Correspondents’ usa narrações criadas por IA para dar ‘voz’ às árvores, enfatizando a urgência da conservação florestal e da ação climática
  • Iniciativa foi recentemente reconhecida no Cannes Lions Awards 2025, com dois Leões de Ouro e um Leão de Prata
  • Grupo Hyundai Motor reafirma compromisso com a conservação da biodiversidade e a ação climática

 

A Hyundai Motor Company celebra hoje dois marcos importantes no projeto Floresta IONIQ: o 10º aniversário de seu lançamento e um milhão de árvores plantadas em todo o mundo. Em comemoração, a empresa apresenta o Tree Correspondents, uma campanha de marca criada por inteligência artificial (IA) que destaca a necessidade urgente de conservação florestal e ação climática, dando às árvores uma ‘voz’.

 

Lançado em 2016 para celebrar o lançamento do veículo Hyundai IONIQ Elétrico, a Floresta IONIQ é um projeto que envolve a plantação de árvores para criar um mundo melhor para as gerações futuras. A ação começou a se expandir globalmente em 2021 com o lançamento do veículo IONIQ 5 e, no início deste mês, atingiu um total de um milhão de árvores plantadas em 13 países ao redor do mundo.

 

A campanha Tree Correspondents utiliza IA para contar a história das árvores em primeira pessoa, com base em dados ecológicos reais que foram transformados em narrativas usando Grande Modelo de Linguagem (LLM) personalizado. Sob o tema ‘Começando com o primeiro milhão’,  a campanha reafirma o compromisso da Hyundai de continuar seus esforços ecológicos para além do marco de um milhão de árvores plantadas.

 

“A busca da Hyundai pela inovação vai além da mobilidade, abrangendo a forma como nos conectamos com o mundo ao nosso redor”, disse Sungwon Jee, vice-presidente sênior e diretor de Marketing Global da Hyundai Motor Company. “Com a Tree Correspondents, nosso objetivo é destacar o compromisso de uma década com a Responsabilidade Social contida em nossa visão de marca ‘Progresso para a Humanidade’,  integrando tecnologia com narrativa e, assim, criando um senso mais profundo de engajamento para o público.”

 

Atualmente, a Floresta IONIQ está presente em 13 países – EUA, México, Canadá, Brasil [1], Vietnã, Índia, Coreia, Alemanha, Arábia Saudita, República Tcheca, Turquia, Filipinas e China. Além de apoiar os esforços globais de reflorestamento, a Floresta IONIQ também contribui para combater as mudanças climáticas, restaurar ecossistemas e preservar a biodiversidade nas regiões.

 

Para a campanha Tree Correspondents, foram instalados rastreadores nas árvores das Florestas IONIQ no Brasil [1], República Tcheca e Coréia para coletar dados ecológicos em tempo real sobre as árvores e seus entornos. Combinados com conjuntos de dados externos de organizações especializadas, como a The Weather Company, os dados são interpretados em ‘linguagem humana’, aproveitando os recursos do LLM, como análise de dados, resumo e processamento de linguagem natural, permitindo que a campanha traduzia medições objetivas em narrativas envolventes e orientadas para as árvores. Os artigos – “escritos” pelas “árvores correspondentes” – enfocam o impacto das mudanças climáticas, a perda de florestas e a deterioração dos ecossistemas florestais.

 

Para ler mais detalhes sobre o projeto Floresta IONIQ ou para consultar os artigos das “árvores”, visite o site da campanha em TreeCorrespondents.com. O filme oficial está disponível no canal da Hyundai Worldwide no YouTube, oferecendo uma visão mais detalhada dos bastidores da campanha, desde as condições atuais das Florestas IONIQ, a coleta de dados e as entrevistas com especialistas. A contaHyundai Worldwide Threads também será ocupada pelas “árvores correspondentes” por um periodo, com postagens em primeira pessoa das próprias árvores.

 

Antes da apresentação completa de hoje, a campanha Tree Correspondents já está ativa desde 21 de março, Dia Internacional da Floresta. A iniciativa ganhou reconhecimento global com três premiaçõesrecentes: dois Leões de Ouro e um Leão de Prata, na categoria Digital Craft no “Cannes Lions International Festival of Creativity” de 2025.

 

[1] No Brasil, o projeto de restauração florestal está ocorrendo em três regiões: na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/ USP), localizada na cidade de Piracicaba, em São Paulo, onde 6 hectares estão sendo restaurados; na Serra do Brigadeiro, em Minas Gerais, em uma área de 8 hectares; e com mais 26 hectares na microrregião de Viçosa, também no estado mineiro.