O presidente do conselho de administração da empresa, Abilio Diniz,foi homenageado como um dos líderes mais admirados do Brasil
Em uma festa que contou com a presença de autoridades como a presidenta Dilma Rousseff, o governador Geraldo Alckmin e o prefeito Gilberto Kassab, o Grupo Pão de Açúcar recebeu o prêmio de empresa mais admirada na categoria Varejo na 17º edição “As empresas mais admiradas no Brasil 2011”, em evento promovido pela revista Carta Capital. Na mesma premiação, o presidente do Conselho de Administração do GPA, Abílio Diniz, foi eleito um dos líderes mais admirados e, em entrevista à revista que chega as bancas hoje, destaca o importante momento do Brasil. “Se olharmos para nossa trajetória, o que este País cresceu e melhorou a distribuição de renda, dá para encarar o futuro com mais otimismo”, afirma.
O ranking, organizando anualmente pela revista, ouviu 1247 empresários de 47 áreas de atuação nos últimos meses para escolher as dez empresas e os dez empresários que despertam mais interesse entre os profissionais de seus respectivos setores. O GPA ocupa a primeira posição no segmento redes de varejo, onde lidera com folga ao ser citado por 21,8% dos entrevistados. No segmento supermercados, o Grupo aparece como líder absoluto com 60,8% das menções. Para o Grupo Pão de Açúcar, o prêmio representa o reconhecimento do compromisso assumido com as melhores práticas de governança corporativa, transparência nas demonstrações financeiras e melhoria permanente no relacionamento com o mercado, acionistas e todos os demais públicos com os quais a empresa se relaciona.
“É uma honra receber o prêmio e o reconhecimento dos principais executivos do país. Ser destacado como o primeiro do varejo mostra que soubemos superar os desafios e aproveitar as oportunidades. Tudo isso, não tenho a menor dúvida, porque temos as pessoas certas, com energia, garra e determinação para fazer sempre o melhor”, comemora o presidente do Grupo Pão de Açúcar, Enéas Pestana.
A edição especial da Carta Capital destaca a velocidade com que as empresas de varejo se movimentam para manter a competitividade. “Não pensamos as estratégias ao olhar uma fotografia, mas ao assistir um filme”, destaca Enéas Pestana, presidente do GPA, pelo terceiro ano consecutivo na liderança do levantamento. A matéria trata das mudanças realizadas pelo GPA nos últimos anos para adequar os formatos e negócios adquiridos desde 2007, com Assaí e depois com Ponto Frio, em 2008, e a associação com Casas Bahia, em 2009. A reportagem cita ainda a criação da Nova.com que consolida as atividades de comércio eletrônico do Grupo e já ocupa o segundo lugar no comércio eletrônico. Segundo Pestana, a receita do Grupo é equilibrada entre itens de alimentação e não alimentos. “Esse é o ponto que queremos ficar, 50%/50%. Mas sempre queremos que alimentos tenham esse peso. É um bom hedge”, explica.