MOVIMENTO CAREQUINHAS GANHA O MUNDO NO MÊS INTERNACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER

Agora mais de 40 personagens dos desenhos animados estão carecas para

mostrar que criança com câncer deve ser vista como qualquer outra criança;

Ação, em inglês chamada Bald Cartoons, foi criada pela Ogilvy Brasil para o GRAACC

 

Em novembro de 2013, a Ogilvy Brasil e o GRAACC (Grupo de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer) criaram uma campanha contra o câncer infantil chamada Carequinhas (Bald Cartoons). A ação abordava o preconceito que as crianças carequinhas enfrentam no seu dia a dia e mostrava a todo o país os mais conhecidos personagens infantis de desenho animado em sua versão sem cabelos. Com a repercussão positiva da ação, um novo passo foi dado: transformar o que seria apenas uma campanha em um movimento global. Para isso, cerca de 40 personagens de desenhos animados de vários países rasparam a cabeça em apoio à causa, que agora torna global. O objetivo do movimento Bald Cartoons é afastar o preconceito que ronda a doença e mostrar que criança com câncer pode e deve ser vista como qualquer outra criança.

“Queremos reduzir o preconceito que existe ao redor da doença. Não existe diferença entre uma criança com câncer e outra que não tenha a doença. As duas são crianças e têm o direito de ser feliz”, diz Roberto Fernandez, diretor-geral de criação da Ogilvy Brasil.

Em abril, Mês Internacional de Combate ao Câncer, somam-se à campanha  Popeye e Olivia Palito, Snoopy, Hello Kitty, Equestria Girls, The Phanton, Mister Patato Head, Rio 2 e Garfield, entre outros.

O principal convite do movimento é um vídeo institucional que mostra a história do projeto, os personagens que apoiam a ação e, o mais importante, a reação das crianças carequinhas em um dos maiores hospitais da America Latina de oncologia pediátrica, o GRAACC, assistindo aos desenhos dos personagens. Tudo isso como um convite aberto para mais estúdios, hospitais e pessoas participarem, divulgando o filme e trocando seus avatares nas redes sociais.

Para ampliarmos ainda mais o alcance do movimento, foi criado um site com todo o conteúdo exclusivo do projeto: www.baldcartoons.com. Filmes, vinhetas, tirinhas, desenhos, pôsteres e outros materiais estão lá, criados e postados especialmente para o Mês Internacional de Combate ao Câncer.

Com o movimento Carequinhas, a Ogilvy Brasil também quer chamar a atenção para o fato de que hoje as chances de cura do câncer infantil são de cerca de 70%, segundo o GRAACC, quando o problema é detectado precocemente e tratado de forma adequada.

 

Histórico da Campanha – A campanha Carequinhas foi criada em novembro do ano passado, especialmente para o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil (23 de novembro). O sucesso da campanha foi imediato. O Jornal Nacional (Rede Globo), principal jornalístico do Brasil, fez reportagem detalhando o movimento. A exposição na mídia teve continuidade com grande repercussão.

No Brasil, a campanha alcançou 120 milhões de pessoas. Além disso, 91% das pessoas presentes nas redes sociais foram impactadas e muitas delas trocaram seu avatar para apoiar o movimento Carequinhas. A campanha também contou com a participação de nomes famosos como Neymar Jr. (jogador de futebol), Ronaldo (empresário e ex-jogador de futebol), Anderson Silva (campeão mundial de MMA) entre outros, chegando até a Presidente Dilma Rousseff, que usou o Twitter para divulgar a ação, num total de três posts.

 

Ficha Técnica
Agência: Ogilvy & Mather
VP nacional de criação: Anselmo Ramos
Diretor-geral de criação: Roberto Fernandez / Paco Conde
Diretor de criação: Fabio Seidl / Marcos Ribeiro
Redatores: Carolina Saraiva / Camila Kintzel
Diretor de arte: Fabio Natan / Fernando Passos
Visual designer: Rodrigo Lima / Nasser Said
Motion: Tulio Inoue / Thiago Bancaro / Guilherme Todorov/ Deydson Rocha
Project manager: Sabrina Ramiles / Giselle Tavares
Content manager: Isabelle de Paula Lima, Juliana Ohashi
Planejamento: João Vicente
Atendimento: Ana Mahfuz / Luiza Proença
RTVC: Fabiano Beraldo / Marina Dodi / Cecilia Taioli
Mídia: Betânia Aragão / Henrique Camargo / Dante Menichelli / Paula Frazão
Front: Hugo Vasconcelos / Daniel Souza / Felipe Silva / Claudenildo Felis
Back: João Guilherme
QA: Luiz Queiroz / Gabriela Oliveira / Jameson Oliveira
Arquiteto: Marco Moreira
Aprovado por: Amanda Kartanas