Estamos lançando, em parceria com dez instituições culturais, uma coleção no Google Arts & Culture para celebrar uma das tradições mais representativas do México
A celebração mexicana do Dia dos Mortos é uma tradição admirada por pessoas do mundo todo e declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco. Nos dias 1 e 2 de novembro, as famílias do país honram aqueles que partiram preparando altares coloridos com imagens de entes queridos em casa e em locais públicos. Eles são recebidos com as suas comidas e bebidas favoritas, caveiras de açúcar, papéis picados coloridos, flores, velas e incenso.
Como parte do esforço do Google de trazer esta rica tradição para o mundo online, o Google lança hoje a coleção "Dia dos Mortos", na plataforma Google Arts & Culture. A partir de hoje, o conteúdo curado, composto por mais de 500 assets, 20 exposições, 11 tours virtuais por cemitérios e museus, bem como 2 experiências de realidade virtual com o CardBoard no site e app do Arts & Culture para o mundo inteiro.
"Estamos muito felizes que a coleção sobre o Dia dos Mortos se tornou a primeira no Google Arts & Culture dedicada a uma festa popular", diz Florencia Bianco, gerente de comunicação do Google para América Latina. "Esperamos que isto sirva como um convite para que as pessoas se aproximem das diferentes manifestações artísticas associadas a esta data, que vão desde objetos pré-Colombianos a gravuras, esculturas, altares e arte urbana, que representam diferentes pontos de vista sobre a morte."
Documentário “Día de Muertos: Una Celebración de Vida”, incluído na coleção (youtu.be/xSPERJ50sQc)
Para realizar este projeto, dez instituições culturais participaram da curadoria de conteúdo e planejamento das exposições. São elas: Museo Nacional de la Muerte, Museo Dolores Olmedo, Museo Mexicano del Diseño (MUMEDI), Museo del Estanquillo, Museo de Arte Popular, Museu do Objeto del Objeto, All City Canvas, Consejo Ciudadano de la Ciudad de México e espaços culturais como Museo Larco no Peru e do Centro Latino Smithsonian nos EUA.
No g.co/diademuertos você será capaz de acessar códices pré-Colombianos sobre a morte, obras de arte e da história de José Guadalupe Posada; calaveras feitas de papelão, altares espetaculares, pinturas alusivas ao Dia dos Mortos por artistas mexicanos reconhecidos, bem como arte de rua e desenhos contemporâneos de "La Flaca".
Altar do Dia dos Mortos, criado pelo Museo Dolores Olmedo em 2009.
Você pode explorar diferentes cemitérios no México, em 360°, utilizando a tecnologia do Street View, incluindo o Museo Panteón de San Fernando, Panteón Antiguo del siglo XIX San Sebastián del Oeste, em Jalisco, e a celebração do Dia dos Mortos no Cemitério de San Andrés Mixquic, entre outras.
Neste projeto, você também encontrará tours em realidade virtual que te convidarão a explorar o Museo Nacional de la Muerte e o Museo Mexicano del Diseño (MUMEDI). Estas são experiências interativas e imersivas, criadas para o Google Cardboard, no qual os usuários podem ter uma nova perspectiva e aprender mais sobre o lugar que está visitando.
Parte do tour virtual pelo Cemitério de San Andrés Mixquic.
A coleção está disponível no Google Arts & Culture: g.co/diademuertos e no aplicativo disponível para Android e iOS. Você também está convidado a compartilhar sua experiência usando a hashtag # VivoDíaDeMuertos.
*Você pode ter um vislumbre da coleção no Google Arts & Culture neste vídeo.