Executivo do setor acredita na força da nova ferramenta para derrubar os preços e estimular a concorrência
O Google liberou nesta terça-feira no Brasil o seu serviço de Shopping, que realiza buscas e faz comparações de preços de produtos. O Google Shopping vai integrar em seus resultados de buscas os produtos pesquisados pelos usuários, oferecendo imagens, comentários de consumidores e preços dos principais varejistas do Brasil. Grandes players do e-commerce brasileiro já oficializaram parceria com o buscador para que seus produtos sejam exibidos nas buscas.
Pedro Eugênio, CEO e criador do Busca Descontos, site que reúne cupons de descontos dos principais varejistas do Brasil, não tem dúvidas em afirmar que a ferramenta vai movimentar o mercado de vendas pela internet no Brasil. “A expectativa é que o Google Shopping estimule ainda mais a concorrência no e-commerce. Isso fará com que os preços caiam, beneficiando os consumidores”, explica.
Números divulgados pela McKinsey & Company no mês passado apontam que as buscas na internet proporcionam uma economia de mais de US$ 17 bilhões anuais no Brasil, o que corresponde a 0,5% do PIB do país. No valor, estão incluídas a redução de gastos de pessoas que conseguem mais informações em menos tempo e a de empresas que salvam horas e obtêm informações na internet com repercussões diretas em seus lucros.
Qualquer site de comércio eletrônico que quiser exibir seus produtos entre os resultados do Google Shopping pode se cadastrar gratuitamente, mas estará sujeito a aprovação.
Em todo o mundo, Google Shopping possui mais de 200 mil empresas de e-commerce cadastradas, somando mais de um bilhão de produtos. “O consumidor que deseja comprar um determinado modelo de netbook, por exemplo, poderá usar o Google Shopping para encontrar o melhor preço e, após isso, utilizar o Busca Descontos para adquirir cupons de descontos no momento da compra. Dessa maneira, ele poderá ter a certeza de estar pagando o menor preço do mercado”, afirma o Pedro.
O Google Shopping já estava disponível em países da Europa e nos Estados Unidos. O Brasil é o primeiro país da América Latina a receber o serviço. “Por ser uma plataforma do Google, esse lançamento conta com todo o know-how e experiência da empresa”, completa o CEO do Busca Descontos, site que é hoje o 3º maior gerador de vendas no e-commerce do Brasil.
Segundo levantamento da E-bit, o e-commerce brasileiro faturou R$ 8,4 bilhões no 1º semestre de 2011, sendo que a expectativa é fechar 2011 com R$ 18,7 bilhões.
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Sobre o busca descontos:
Site com foco exclusivo em promoções e que conglomera cupons de descontos, o Busca Descontos – http://www.buscadescontos.com.br – reúne as principais ofertas dos maiores players do e-commerce nacional. O canal traz ao consumidor descontos de até 90% em eletrônicos, eletrodomésticos, informática, celulares, CDs e DVDs, livros, games, vestuários, perfumes, móveis, viagens, entre outras categorias.
Em 2010, o Busca Descontos recebeu investimentos do grupo europeu de marketing de performance Lead Media para intercâmbio global de conhecimento na área de marketing digital. Essa parceria permite reunir a experiência de cada uma em marketing de performance, com foco na aquisição e fidelização de clientes.
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