Especialista fala sobre impacto nas campanhas de newsletter e e-mail marketing
A partir de agora o Gmail, do Google, traz mudanças que podem facilitar a vida dos usuários do e-mail. O Google possibilita uma nova maneira de exibir a caixa de entrada com pastas divididas em: Principal, Social e Promoção, direcionando-as automaticamente. Antes da mudança, o usuário recebia todas as mensagens na caixa de entrada principal e era obrigado a ler o assunto do e-mail antes de apagá-las ou remove-las para pastas criadas pelos próprios usuários.
A mudança ameaça as empresas que usam ferramentas de marketing digital como e-mail marketing e newsletter para fidelizar e prospectar novos clientes. De acordo com Luís Felipe Cota, Diretor de Marketing da Goomark, agência de marketing digital especializada em PMEs, as alterações podem gerar um feedback negativo para as empresas. “O gmail é o serviço de e-mail com maior número de usuários do mundo, grande parcela do mailing das empresas vão acabar sendo perdidos. A mudança traz impacto nas campanhas de e-mail marketing e newsletter que acabam entrando na caixa de ‘promoção’ junto com spams e podem não ser lidos pelos usuários”, explica Cota.
Apesar das mudanças, o Google permite reverter a situação e cancelar as abas criadas automaticamente, isso irá depender do usuário optar pela troca ou não. De acordo com dados do ComScore, o Gmail possui mais de 287,9 milhões de visitantes únicos, ultrapassando o número de usuários do Hotmail que é a segundo maior serviço de e-mail do mundo.